30 ABR 2024
Boletim da Covid comunica 3º óbito e mantém redução dos casos

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta terça-feira (30/04) novo informativo confirmando mais um óbito por Covid-19 registrado na cidade em 2024, o terceiro do ano, no período compreendido entre 17 de abril até o momento. Trata-se de paciente do sexo masculino, 67 anos, portador de comorbidades e com esquema vacinal desatualizado para a doença. Por outro lado, a Nota Informativa nº 863/2024 mantém o ritmo de redução no volume de casos, sendo 14 ocorrências de síndrome gripal contra 27 notificações no boletim anterior, sem apontamento de síndrome respiratória aguda grave no período. O óbito divulgado no momento contabilizou quadro grave e respectiva hospitalização na publicação anterior. As três mortes por coronavírus deste ano aconteceram no período de um mês, com primeira ocorrência em 29 de março.

Por orientação do Ministério da Saúde, após decretado o fim da pandemia por Covid-19, em maio do ano passado, foi encerrado o protocolo de testagem em massa para a doença e deflagrada a mobilização pela vacina. Manter a cobertura vacinal em dia é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias, sobretudo nos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas. A Secretaria Municipal da Saúde promove a vacinação para influenza (gripe), covid e demais imunizantes do calendário de rotina em nove postos da rede de saúde em horário regular. Acompanhe a íntegra da nota emitida pela Vigilância Epidemiológica em anexo.

PROGRAME-SE

Aplicação de todas as vacinas:

Segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, na EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde.

Sábado 18 de maio, Dia D Municipal da Vacinação contra a Influenza
8h às 17h

Locais: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde

Autor: Viviane Souza