01 MAI 2024
Defesa Civil fez reunião de urgência para informar consequências das fortes chuvas em Cachoeira

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, junto com a prefeita Angela Schuh, chamou na noite desta quarta-feira (1º) diversas autoridades do município como vereadores e dirigentes de entidades para dar informações sobre as consequências das fortes chuvas no município. O deputado estadual Cláudio Tatsch também participou do encontro.

A prefeita destacou que o município está vivendo um momento nunca registrado. “Vamos precisar da ajuda de todos neste momento. Precisamos todos pensar juntos”, frisou Angela. O superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior enfatizou que neste momento é preciso se atuar com muita clareza sobre os acontecimentos, pois a desinformação e a disseminação de notícias erradas pode ser extremamente prejudicial.

Ele explica que neste momento as equipes estão atendendo prioritariamente casos que tenham risco iminente à vida. “Vamos trabalhar para evitar danos humanos. Todos nossos esforços são no sentido de salvaguardar vidas. Sabemos que os prejuízos econômicos são muito grandes, mas neste momento, a vida de cada um é mais importante”, justifica ele.

O que foi apresentado no encontro:

- Rio Jacuí sobe normalmente de 5 a 10 cm/h. Na tarde desta quarta-feira, estava subindo 21 cm/h, o que totalmente fora da curva habitual, o que quebra qualquer planejamento.

- Ponte do Fandango totalmente interditada por determinação do Dnit. Motivo: água muito alta. Os técnicos do DNIT não tem como passar para avaliar o local. Ela será avaliada e se possível, será liberada quando a água baixar. É importante ressaltar que nenhuma ponte é estruturada para essa força de água lateral.

- Sem acesso pela Ponte do Fandango, comunidades como Porteira Sete, Barragem do Capané e Piquiri, ficam do outro lado da cidade. Atendimentos de urgência terão que ser feitos em Caçapava do Sul ou Pantano Grande. A Secretaria Municipal da Saúde já entrou em contato com estes municípios para regulação.

- A cidade pode receber suporte aéreo quando acionado, mas é preciso ter janela para voo das aeronaves do Governo do Estado, o que neste momento, não existe.

- Chegada de insumos para o HCB é um assunto que deve ser tratado nesta quinta-feira, mas estima-se que sejam suficientes para 4 a 5 dias. Já foi definida a suspensão de cirurgias eletivas para economizar insumos para garantir atendimento às urgências.

- A comunidade deve esperar orientações para doações. Desde esta quarta-feira a SMIS está recebendo doação de alimentos para lanche dos abrigados, roupa de cama, toalhas e roupas íntimas (novas). Outros itens, se necessário, serão informados.

- Atendimentos dos pacientes crônicos e emergências é uma das preocupações no momento para a 8ª CRS. Somente para hemodiálise são cerca de 40 pacientes que vem para o HCB diariamente de Encruzilhada do Sul e Caçapava e que estão sem possibilidade de chegar a partir de amanhã.

- Equipes da Secretaria da Saúde estão de plantão atendendo no Ginásio Derlizão. Atendimento nas unidades de saúde serão avaliados no início da manhã desta quinta-feira.
- Das unidades do interior, apenas a da Ferreira que tem acesso e terá atendimento. As equipes volantes estarão no Ginásio Derlizão.

- Abastecimento de água: Exército está auxiliando a Corsan para manter o abastecimento normalizado.

- A população é orientada a comprar apenas o essencial nos supermercados, evitando desabastecimento.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024