02 MAI 2024
Rio Jacuí chega a 27,28 metros em medição da Jacuhy Ambiental

A empresa cachoeirense Jacuhy Ambiental fez uma medição no nível do Rio Jacui nesta quinta-feira-feira e às 17h15min contatou que ele estava com 27,28 metros em relação ao nível do mar. Além disso, o monitoramento apontou que as águas continuam avançando em torno de 7 cm/h.
De acordo com diretor técnico da Jacuhy Ambiental, Ricardo Schumacher, este processamento foi realizado no método "ultra-rápido" através de bases do IBGE e ainda poderão haver ajustes no decorrer dos dias. Vale ressaltar que é utilizado neste processamento o sistema altimétrico mais recente do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e, portanto, pode haver diferença em relação às réguas utilizadas habitualmente para a medição do nível do Rio Jacuí.
“Na falta de outras informações (réguas) para registro do avanço da enchente, a Jacuhy irá continuar o monitoramento a partir das cotas informadas e, após o retorno das águas ao nível normal, estas informações serão comparadas às réguas utilizadas costumeiramente para registro do nível alcançado. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento”, destacou. A medição foi feita a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024