26 DEZ 2017
FAZENDA
Tudo pronto para o IPTU 2018

A Secretaria Municipal da Fazenda está com tudo pronto para o IPTU 2018. Nesta terça-feira (26) a secretária Viviane Santana Dias e sua equipe divulgaram que índice utilizado para o reajuste será o Índice Nacional de Construção Civil (INCC), que foi de 4,13% no período entre novembro de 2016 e outubro de 2017. Ele foi utilizado por ter a finalidade de aferir a evolução dos custos de construções habitacionais no Brasil. Viviane enfatiza ainda que a taxa de coleta de lixo terá reajuste de 7,38%, índice obtido pela variação da URM 2016 para a URM 2017.

A secretária explica que o IPTU 2018 será entregue com várias novidades. Uma delas é a exclusão da cobrança de duas taxas: limpeza pública e conservação de calçamento. “Existem entendimentos contrários à cobrança dessas taxas, por isso elas não serão lançadas”. O valor total do imposto que será lançado este ano ainda não está contabilizado.

PRIMEIRA COTA EM FOLHA DE A4 – Os contribuintes que já têm cadastro para receber o seu imposto em casa receberão a partir do dia 2 de janeiro uma folha de papel tamanho A4 dobrada, que trará todas as informações e código de barra para pagamento em cota única, que vence em 10 de janeiro. Esta alteração ocorreu porque a Prefeitura aguardou até a última semana para saber se a Câmara de Vereadores iria ou não aprovar a Planta de Valores Genéricos, o que alteraria os valores o IPTU 2018.

Quem não pagar a primeira cota única, receberá o carnê tradicional a partir de 25 de janeiro para pagamento da segunda cota única, que vence em 10 de fevereiro ou pagamento parcelado em até 10 parcelas, que tem juros a partir da 5ª parcela. A expectativa da Secretária da Fazenda é de que 40% dos cidadãos quitem o imposto na cota única.

Bom pagador

Quem não tiver dívida com a Prefeitura até o dia 31 de dezembro de 2017 e pagar a cota única até 10 de janeiro terá desconto de 15% ao pagar o seu imposto. Já quem tem dívida, terá um desconto menor: 7%. Estes novos descontos foram determinados pela Lei Municipal 4500/2017, aprovada pela Câmara de Vereadores. Para quem pagar na segunda cota única, que vence em 10 de fevereiro, o desconto será 10% para quem não tem dívida e 4% para quem tem débitos anteriores.

Os números

32.661 impostos lançados

29.517 serão entregues em domicílio pelos Correios

1.752 serão entregues na Prefeitura

1.392 serão entregues nas imobiliárias

Importante

Até o dia 10 de janeiro a Secretaria da Fazenda terá atendimento das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) para atender aos contribuintes. O acesso ao setor de Cadastro Imobiliário é pela Rua General Câmara, 981 (em frente ao Edifício General Câmara).

Impressão pela internet

Os contribuintes que não receberem o seu IPTU até o dia 10 de janeiro ou quiserem pagar antes, podem a partir do dia 2 de janeiro acessar o site da Prefeitura (www.cachoeiradosul.rs.gov.br) na aba “Cidadão On line” e imprimir o seu boleto.