04 SET 2017
FAZENDA
Prefeito enviará para Câmara projeto de lei para o turno único

Atendendo a uma orientação que vem sendo dada pela Secretaria Municipal da Fazenda, o prefeito Sergio Ghignatti decidiu encaminhar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para instituir o turno único na Prefeitura de Cachoeira do Sul. O documento será redigido pela Procuradoria Jurídica e deve ser enviado nesta semana para apreciação dos vereadores, junto com um pedido de votação em regime de urgência. A sugestão já tinha sido dada pela secretária Viviane Santana Dias no mês de julho, que já previa a queda de arrecadação diminuiria nos meses de agosto e setembro. Na oportunidade, Ghignatti afirmou que a ideia precisava ser amadurecida.

No entanto, na reunião de secretários na manhã desta segunda-feira, Viviane voltou a apresentar números que apresentam a necessidade imediata da contenção de despesas. De acordo com os dados levantados pela Secretaria da Fazenda, o turno único pode permitir uma redução de gastos mensais de aproximadamente R$ 72 mil, incluindo vale-transporte, combustível, água, luz e telefone. “Precisamos economizar em todos as formas. R$ 1,00 nos faz falta. Sabemos que todos as secretarias estão apertando os cintos, mas ainda não está sendo o suficiente”, lamentou Viviane.

QUEDA – A informação que mais assustou Ghignatti e os secretários foi a de que a arrecadação (FPM, IPI, IPVA e Fundeb, Salário Educação) entre os meses de julho e setembro deve cair mais de R$ 1,6 milhão. Enquanto no mês de julho a Prefeitura recebeu R$ 8.181.583,00 para o mês de sembro a expectativa é de receber apenas R$ 6.541.662. “O prefeito precisa ser sensível a esta situação. É claro que veremos se realmente vamos atingir todos os valores estimados. Mas precisamos tentar”, justifica Ghignatti.

IMPORTANTE

Viviane e o Secretário de Governo Luciano Lara, receberam a missão levar aos vereadores números e dados técnicos que demostrem a necessidade da implantação do turno único. As informações são necessárias para que os parlamentares tenham embasamento para aprovarem o projeto de lei.