14 OUT 2016
ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul informa que o Projeto Saberes da Terra foi apresentado no COMDEMA ( Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ) no dia 02/07/2014, pela Professora Fernanda Wommer, com o objetivo de obtenção de recursos através do FUMDEMA (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para aquisição de materiais, para revigorar a horta escolar, utilizando principalmente a captação das água das chuvas e também para revitalização do pátio escolar tornando-o mais convidativo aos alunos.

Foi solicitado ao conselho o valor de R$ 7.000,00 ( Sete mil reais), valor este que foi aprovado por unanimidade conforme Ata 04/2014, condicionado a alterações no projeto a pedido e indicação de alguns conselheiros, a fim de melhor aproveitamento dos recursos, como por exemplo o aumento da capacidade volumétrica dos reservatórios de água.

Após a escola realizar os ajustes solicitados pelos conselheiros na relação dos materiais, este então foi protocolado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para encaminhamento do processo de compras a Secretaria Municipal de Administração, Setor de Licitações, para aquisição dos materiais.

Logo elaborado o pedido de compras Nº 10824 com a relação dos materiais descritos no projeto fornecido pela escola em anexo, este então foi encaminhado para o Setor de Compras. Após andamento do processo de licitação foi observado que a relação de materiais descritas no projeto apresentava equívocos nas dimensões de alguns itens de compra, fator este que levou as professoras responsáveis pelo projeto a procurar a Prefeitura Municipal em Setembro de 2015, para ajustes nas dimensões e bitolas de alguns produtos da relação de compras. Após os ajustes necessários na relação, deu-se novo encaminhamento para aquisição dos materiais do projeto.

Devido aos ajustes necessários no projeto e também da diversidade de itens solicitados, somados a dificuldade das cotações de preços pelo setor responsável, com a data de encerramento do ano contábil de 2015, este processo ainda teve licitações desertas e suplementações de recursos necessárias no valor de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais), que foram aprovadas pelo COMDEMA no dia 07/07/2016, conforme Ata 04/2016, conforme solicitação da escola de complemento de recursos, para finalização das compras necessárias.

Posterior a isso, foi encaminhado novo pedido de compra para o setor de licitações, onde foi atualizado os valores de mercado com nova cotação de valores, e abertura de pregão de compra dos itens faltantes, o processo foi empenhado dia 29/09/2016 sendo que as empresas já estão com cópias dos empenhos para a entrega dos materiais.