16 OUT 2018
Smed já tem data de inscrições e matrículas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul publicou nesta terça-feira (16) o edital 001/2018, tornando público o período de matrículas, inscrições, rematrículas e transferências da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidade EJA da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Sul, para o ano letivo de 2019.

Todos os alunos que já estudam nas escolas municipais (educação infantil e ensino fundamental) deverão ter sua vaga confirmada entre o dia 22 e 31 de outubro, diretamente na escola, garantindo assim a permanência na mesma instituição em 2019.

Já o período de inscrição para novos alunos da educação infantil (4 meses a 5 anos completados até 31 de março de 2019) inicia no dia 6 de novembro e segue até o dia 19 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação na Rua Moron, 1013. Os alunos inscritos concorrerão a uma vaga na escola para a qual optaram, de acordo com os critérios pré estabelecidos. Entre as escolas do campo, o período de matrícula, rematrícula e transferência é diretamente na escola, tanto para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Um dos diferenciais deste ano é que para os alunos novos do 1º ano do ensino fundamental não haverá inscrição. Os pais ou responsáveis, no período entre 3 e 20 de dezembro devem fazer a matrícula diretamente na escola de sua preferência. Para ingressar no 1º ano do ensino fundamental a criança deve ter nascido até 31 de março de 2013, tendo seis anos até 31 de março de 2019.

TRANSFERÊNCIAS – Transferência para alunos do 2º ao 9º ano acontecem entre os dias 4 e 15 fevereiro de 2019, diretamente na escola. As matrículas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também acontecerão entre os dias 4 e 15 de fevereiro de 2019, direto na escola.

Importante

Na Educação Infantil as vagas são preenchidas por critério de idade. É obrigatória a matrícula de crianças a partir dos 4 anos de idade na Educação Infantil. Caso contrário, os pais poderão ser responsabilizados.

Seleção para Educação Infantil

O critério de seleção na Educação Infantil é a maior idade dentro da faixa etária. Ou seja, não importa se a criança é a primeira ou última a ser inscrita. O que vai classificá-la para a vaga é a idade.

Para as crianças de 4 a 5 anos a vaga em uma escola da rede municipal de ensino é garantida, pois para eles a Educação Infantil é obrigatória. Os pais ou responsáveis poderão escolher até três escolas diferentes no momento da inscrição.

Documentação necessária

– Certidão de nascimento da criança

– Comprovante de residência

– Documento de identificação do responsável