28 MAI 2018
SMEd cria Programa de Gestão de Qualidade para gestores das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) criou o Programa de Gestão de Qualidade (PROGESQ). O objetivo é qualificar os processos de gestão escolar por meio de estudos, trocas de experiências e fortalecimento da equipe gestora para vencer os desafios do dia a dia da gestão pedagógica, administrativa e financeira. Primeiramente chamado de GESQUALI, a construção do programa teve início no mês de outubro de 2017 e uma das primeiras ações foi a criação de um Guia de Orientações para Gestores Escolares, um instrumento organizado com o intuito de contribuir e fundamentar as ações da equipe gestora, como fonte de consulta, sob a ótica da legislação vigente, visando a qualidade dos processos educativos, que foi distribuído para todas as escolas municipais na versão digital e impressa no mês de janeiro.

No mês de fevereiro, a SMEd firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a realização de um curso de capacitação para os gestores escolares. De acordo com a diretora pedagógica, Carla Zinn, o Grupo REDES/CNPq de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, da UFSM, acolheu o município de Cachoeira do Sul e disponibilizou 40 vagas, das 60 vagas ofertadas para o Curso de Formação Continuada de Professores no âmbito da Gestão Escolar: conectando redes de apoio à educação básica e a participação dos gestores das escolas municipais é uma das ações do PROGESQ.

Na última sexta-feira (25), os gestores das escolas municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação participaram da cerimônia de abertura e módulo I do Curso, na Universidade Federal de Santa Maria. O evento foi realizado no 2º andar do Prédio da Reitoria, no Salão Imembuí e contou com a participação de autoridades de Cachoeira do Sul e Santa Maria, apoiadores e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.

Saiba mais sobre o Curso:

Período de realização do Curso: maio a outubro de 2018

Modalidade: Presencial (um encontro mensal) e a distância (ambiente de aprendizagem MOODLE).

Carga horária: 56h. A certificação será expedida pela UFSM, Grupo REDES/CNPq de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional.

Participantes: gestores das escolas municipais, técnicos da SMEd e CME.

Módulos:

Módulo I: Políticas Públicas Educacionais