09 ABR 2018
SMEd promoveu capacitação para professores do campo

A Secretaria Municipal de Educação, através dos Setores de Projeto Educacional e Pedagógico, promoveu na última quinta-feira (05), no auditório do Colégio Marista Roque, uma reunião de capacitação para cerca de 150 professores que atuam nas escolas do campo, do Sistema Municipal de Ensino.

Foi palestrante Adair Pozzebom, mestre em desenvolvimento rural e membro da coordenação da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. Em sua fala, Adair ressaltou os desafios enfrentados pelas escolas e educadores do campo, especialmente no que diz respeito à elaboração e aplicação de um projeto político pedagógico, que contemple e atenda as peculiaridades e interesses da comunidade do campo. Segundo ele: “as escolas do campo precisam ter uma identidade própria, coerente com a realidade do ambiente onde estão inseridas e que possam estabelecer uma comunicação ativa com a população do campo, sendo assim, uma escola em constante movimento”.

Adair salientou ainda, sobre a importância da participação das famílias para qualificar os espaços escolares, de forma a contribuir e estimular a permanência dos jovens no campo, assegurando assim, a sucessão familiar. No que diz respeito a legislação, o palestrante apresentou algumas leis/pareceres que visam normatizar e definir critérios para a Educação do Campo, que precisam ser de conhecimento dos gestores, professores e comunidade escolar, para a partir destes preceitos legais, fundamentar e construir uma ESCOLA DO CAMPO de qualidade.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete, presente no evento, manifestou-se no início salientando a grande importância deste projeto que visa qualificar o ensino das escolas do campo, bem como, criar condições para que sejam implementas políticas públicas em âmbito municipal, que atendam as demandas prioritárias da Educação do Campo. Também se fez presente ao encontro a presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla da Luz Zinn.