06 MAR 2018
Cachoeira convidada para projeto piloto de educação

O prefeito Sergio Ghignatti e a Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado, receberam na manhã de segunda-feira (05) a carta-convite para integrar o programa piloto chamado “Compromisso Educar para Valer” que exerce suas atividades em parceria com a Fundação Lemann. Além de Cachoeira, outras 4 cidades dos estados de Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Bahia ou Rondônia (ainda não definido) serão convidados. A proposta é atingir gradativamente um total de 50 municípios brasileiros que queiram empreender em gestão pública, educacional e pedagógica, sendo capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola.

A liderança do programa é constituída de profissionais que participaram diretamente da experiência bem-sucedida do município de Sobral/CE, que tem o melhor IDEB entre as redes municipais do Brasil. Enquanto a média nacional e 6,3, em Sobral a nota é 8,8. Além disso a cidade tem sucesso no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Ghignatti e Ana Margarete receberam a visita do ex-prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, que é o coordenador geral do programa e da coordenadora executiva Márcia Campos. Neto é professor da área do direito e atua também como pesquisador convidado da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. O programa assume a responsabilidade de prestar gratuitamente assessoria ao município que aceitar participar da iniciativa.

A missão do programa é prestar cooperação técnica aos municípios participantes para apoiá-los em boas práticas de gestão. “Não estamos vendendo, estamos compartilhando experiências”, destacou Neto, enfatizando que o trabalho se baseia em três eixos: fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento do processo pedagógico e valorização do magistério. Uma das propostas do programa é implantar metas e gratificação para os profissionais que alcançá-las. “É importante ter metas ousadas. Não podemos impor a alguém de ir a lua, mas incentivá-lo a chegar perto dela”, comparou ele.

Um presente para Cachoeira

O pedido para que Cachoeira do Sul integrasse o programa “Compromisso Educar para Viver” partiu do cachoeirense Nelson Aerts, o Neneco, que é amigo de juventude do prefeito Sergio Ghignatti. Neneco é amigo do presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann e já havia sugerido que sua cidade natal fosse beneficiada com algum projeto da fundação. Em novembro do ano passado, quando começou a planejar o novo programa, Lemann voltou a falar com Aerts e disse que poderia colocar Cachoeira entre as cidades beneficiadas. Foi então Aerts que intermediou a iniciativa e comunicou Ghignatti da possibilidade.

Seminário em Fortaleza

A confirmação de que o município participará do programa será a participação de Sergio Ghignatti em um seminário que deve acontecer em Fortaleza entre o final deste mês e o início do mês de abril, que reunirá os outros quatro prefeitos das cidades convidadas. “Não trazemos ideias prontas. Será uma construção que se fará dentro da realidade histórica, econômica e cultural de cada município, valorizando o seu protagonismo”, enfatizou Neto.

O que o programa espera:

– Consolidar o aprendizado da alfabetização até os 7 anos de idade,

– Eliminar o abandono escolar,

– Elevar o percentual de alunos no nível adequado de Língua Portuguesa e Matemática de acordo com o parâmetro da Prova Brasil,

– Superação das metas do Ideb previstas pelo Ministério da Educação.

Importante

Dentre as propostas do programa está a implantação de uma avaliação própria do município, o que permitirá não se basear apenas nas informações da Provinha Brasil e Ibeb para avaliar o desempenho dos estudantes.