Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

08/11/2017
Cachoeira conquista o troféu Prêmio Gestor Público 2017

Cachoeira do Sul conquistou na noite desta terça-feira o troféu Prêmio Gestor Público 2017. A 16ª edição da premiação reconheceu 37 projetos de 32 cidades gaúchas. A solenidade aconteceu em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Cachoeira foi premiada com o projeto “Alimentação Saudável – Plante esta ideia”, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Meio Ambiente e seus parceiros.

Além de Cachoeira do Sul, outras nove cidades gaúchas receberam o troféu. Ainda foi entregue o Troféu Prêmio Gestor Público – Administração Tributária para a cidade de Farroupilha, Destaque em Segurança Pública para Bento Gonçalves e Troféu Prêmio Gestor Público Especial para Santa Cruz do Sul, que apresentou projeto dentro do tema deste ano “Segurança Pública – Prefeitura atuante, comunidade segura”. As cidades que reapresentaram projetos já premiados em edições anteriores receberam menção honrosa e as demais, que não obtiveram troféu receberam certificado de reconhecimento.

PRÊMIO – O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é das categorias dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, representados pelo Sindifisco-RS e Afisvec.

Conheça o projeto

O projeto Alimentação Saudável – Plante esta Ideia é uma iniciativa envolve alunos da rede municipal de ensino desde a preparação do solo para o cultivo da horta até o preparo dos alimentos, de forma que os estudantes façam parte de todo o processo. Iniciado em 2016 como projeto-piloto em quatro escolas, ele foi aumentando significativamente durante o ano de 2017, quando atingiu 15 escolas de ensino fundamental e 14 escolas municipais de educação infantil, contemplando 7.593 alunos e professores e cerca de 12.840 familiares.

Já foram distribuídas 400 mudas de diversos chás, 300 mudas de temperos e 15 mil de hortaliças. Uma das principais conquistas do projeto é o envolvimento comunitário, já que as famílias passam a cultivar hortas em suas casas e mudar seus hábitos alimentares.

IMPORTANTE

Cachoeira do Sul já conquistou com este reconhecimento o seu 9º troféu Prêmio Gestor Público. O último havia sido em em 2012, no último ano da primeira gestão do Prefeito Sergio Ghignatti com o projeto “Revitalizando a Educação no Campo”, que levava mensalmente às escolas rurais atividade de lazer, cultura e cidadania.

As 10 cidades que receberam o Prêmio Gestor Público

– Cachoeira do Sul

– Lajeado

– Campo Bom

– Venâncio Aires

Nova Petrópolis

– Monte Belo do Sul

– São Paulo das Missões

– Passo Fundo

– Cotiporã

– Tupandi

As atividades desenvolvidas o projetos

– Orientação técnica e prática para o cultivo de hortas

– Oficina de reutilização de alimentos

– Temperos naturais

– Manuseio de chás

– Palestras sobre alimentação saudável

– Valor nutricional das frutas e verduras

– Análise de rótulos de alimentos industrializados

– Boas práticas de higiene e saneamento

Quem faz o projeto acontecer:

– Secretaria Municipal de Educação (SMEd)

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA)

– Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Interior

– Setor de Alimentação Escolar/SMEd

– Horto Municipal/SMMA

– Departamento de Vigilância em Saúde/SMS

– 3º Batalhão de Engenharia e Combate

– Emater

– Afubra

– Viveiro Agroverde

– CMPC – Celulose Riograndense

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet