22/08/2017
Fogo da Semana da Pátria já está em Cachoeira

Cachoeira do Sul recebeu na tarde desta segunda-feira (21) a centelha do fogo da Semana da Pátria 2017. Ele foi recebido pelo comandante 3º Batalhão de Engenharia e Combate, Guilherme Stagi Hossmann. A centelha ficará sob a guarda dos militares até o próximo dia 1º de setembro, quando começa oficialmente a Semana da Pátria. A solenidade foi acompanhada pela Secretária de Educação, Ana Margarete Vivian Machado e sua equipe e ainda um grupo de alunos da EMEI Nossa Senhora de Fátima.

A centelha foi conduzida até Cachoeira com auxílio do Exército, Associação Os Legendários, Liga de Defesa Nacional. Polícia Rodoviária Estadual e Brigada Militar. O comandante Hossmann destacou que vê a cerimônia com um grande significado e simbolismo, que enfatiza o sentimento de patriotismo de cada um. “Estou vendo aqui renascer o fogo patriota, que não é aquele apoia os governos, mas sim a nação, pois esta é eterna e indissolúvel”, frisou.

No dia 1º de Setembro acontece a 80ª Corrida do Fogo Simbólico, quando a centelha será levada para o acendimento da Pira da Pátria, às 9h, na Praça Borges de Medeiros. Neste ano, o homenageado será o atleta Anderson de Morais Hunter do 3° BECmb, que conduzirá o fogo. Neste ano é celebrado os 195 anos de Independência do Brasil

Os temas

Nacional: 100 anos de falecimento de Oswaldo Cruz

Estadual: 80 anos da Corrida Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula

Tema Municipal: 130 anos de nascimento de João Neves da Fontoura

Agende-se

– Corrida do Fogo Simbólico

A corrida do Fogo Simbólico será no dia 01/09, com saída do 3°BECmb, às 8h30min, com a participação de um pelotão de atletas militares e civis. O atleta Anderson de Morais Hunter do 3° BECmb foi escolhido para conduzir o fogo simbólico. A escolha foi feita com o objetivo de homenagear o Centenário do Batalhão.

No período de 01 a 07/09 a guarda diurna, das 8h às 18 h, será a cargo dos grupos de escoteiros e no período noturno, ficará a cargo da guarnição federal, 3º BECmb e 13º GAC.

– Cerimônia de Abertura da Semana da Pátria

Acontecerá na Praça Borges de Medeiros dia 01/09, às 9h, com a chegada do Fogo Simbólico. Após será acesa a Pira da Pátria e ocorrerá o hasteamento das bandeiras. Em homenagem ao tema municipal, foi convidado um descendente de João Neves da Fontoura para o hasteamento da bandeira de Cachoeira do Sul

Em homenagem ao tema estadual “70 anos de Chama Crioula” o grupo de danças DTG Dr. Getúlio Vargas fará uma apresentação especial.

– Desfile 7 Setembro

Início às 8h30min

* Guarnição Federal, seguidos pelo 2º Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e grupos de escoteiros;

* Logo após Asilo e Escolas Especiais;

* Sistema Municipal de Ensino, representado pelas escolas de todas as redes,

* Demais entidades inscritas;

– Encerramento da Semana da Pátria 2017

O encerramento da Semana da Pátria será no dia 07/09, às 17 h, na Praça Borges de Medeiros, com cerimônia de arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação