16 AGO 2017
Últimos dias de inscrição para o Desfile de Sete de Setembro

Encerra nesta sexta-feira (18 de agosto) o prazo para que as entidades e as escolas interessadas em participar do desfile de Sete de Setembro, procurem a Secretaria Municipal de Educação para efetuar a inscrição.

O Desfile cívico, este ano, traz como tema municipal os 130 anos de João Neves da Fontoura. Como temas estaduais os 80 anos da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula e tema nacional o centenário do falecimento de Oswaldo Cruz

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3724 6022 ou 3724 6039 com Raquel ou Érico ou pelo e-mail s.pedagogicosmed@gmail.com

A Programação da Semana da Pátria ainda não foi finalizada, portanto as entidades que quiserem incluir atividades nesta, devem também entrar em contato com a Secretaria até o dia 18.

Os temas

Tema Nacional: 100 anos de falecimento de Oswaldo Cruz

Tema Estadual: 80 anos da Corrida Fogo Simbólico da Pátria e 70 anos da Chama Crioula

Tema Municipal: 130 anos de nascimento de João Neves da Fontoura

Agende-se

– Chegada do Fogo Simbólico

Dia 21/08, às 16 h, o Fogo Simbólico será recebido no trevo da empresa Horbach por representantes da SMEd e pela Polícia Rodoviária Estadual e conduzido até o 3º BECmb, onde será acesa a centelha, que permanecerá neste local até o dia 01/09.

– Corrida do Fogo Simbólico

A corrida do Fogo Simbólico será no dia 01/09, com saída do 3°BECmb, às 8h30 min, com a participação de um pelotão de atletas militares e civis. O atleta Anderson de Morais Hunter do 3° BECmb foi escolhido para conduzir o fogo simbólico. A escolha foi feita com o objetivo de homenagear o Centenário do Batalhão.

No período de 01 a 07/09 a guarda diurna, das 8 h às 18 h, será a cargo dos grupos de escoteiros e no período noturno, ficará a cargo da guarnição federal, 3º BECmb e 13º GAC.

– Cerimônia de Abertura da Semana da Pátria

Acontecerá na Praça Borges de Medeiros dia 01/09, às 9h, com a chegada do Fogo Simbólico. Após será acesa a Pira da Pátria e ocorrerá o hasteamento das bandeiras. Em homenagem ao tema municipal, foi convidado um descendente de João Neves da Fontoura para o hasteamento da bandeira de Cachoeira do Sul

Em homenagem ao tema estadual “70 anos de Chama Crioula” o grupo de danças DTG Dr. Getúlio Vargas fará uma apresentação especial.

– Desfile 7 Setembro

Início às 8h30min

* Guarnição Federal, seguidos pelo 2º Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e grupos de escoteiros;

* Logo após Asilo e Escolas Especiais;

* Sistema Municipal de Ensino, representado pelas escolas de todas as redes,

* Demais entidades inscritas;

– Inscrições de entidades para o desfile

Até o dia 18/08, na SMEd ou para o email: s.pedagogicosmed@gmail.com Entidades que quiserem incluir suas atividades Cívicas na Programação oficial do município devem enviar a inscrição para a Secretaria até a mesma data, dia 18/08.

Encerramento da Semana da Pátria 2017

– O encerramento da Semana da Pátria será no dia 07/09, às 17 h, na Praça Borges de Medeiros, com cerimônia de arriamento das bandeiras e extinção do Fogo Simbólico.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação