11 AGO 2017
Coordenação do Fórum Municipal de Educação toma posse

Tomou posse nesta quinta-feira os coordenadores e a secretaria executiva do Fórum Municipal de Educação (FME), que é uma instância de caráter permanente, responsável pela coordenação dos processos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, ou seja, averígua se foram cumpridas as metas e estratégias presentes no documento. Com isso, o intuito é melhorar a qualidade na educação do município.

O FME apresenta membros titulares e suplentes de instituições, representantes de órgãos públicos, entidades, movimento sindical e instituições educacionais, representativos dos segmentos da educação e dos setores da sociedade, com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação municipal.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado destacou que com este ato, o Plano começa a ser oficialmente monitorado dentro das suas 20 metas e 327 estratégias. “Vamos precisar muito do Fórum. Ele terá autonomia de aglutinar e alterar estratégias”, explica. Ana enfatiza que a Secretaria Municipal de Educação já está prestes a cumprir a Meta 1 do PME, que é a universalização da Educação Infantil. Das 227 crianças de 4 e 5 anos que estavam fora de sala de aula, somente 28 ainda estão sendo chamadas.

O coordenador geral do Fórum, Samir Elias Miguel ressalta que a tarefa de fazer o monitoramento não será fácil, mas será um caminho construído aos poucos, por todos. “O Fórum é constituído por 25 segmentos e vamos buscar que todos estejam conosco nesta construção. Este é um Plano para todos e não só para alguns”, justificou Samir.

O Prefeito Sergio Ghignatti frisou que o Fórum terá importantes incumbências em sua trajetória. E enfatizou ainda que a Prefeitura será parceira em tudo que beneficiar a educação no Município. “O Fórum será fundamental para que possamos alcançar cada uma destas 20 metas do plano”, sintetizou Ghignatti.

Os empossados:

Samir Elias Miguel, coordenador geral, representante das Instituições de Ensino Privado.

Carla da Luz Zinn, coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação, representante do Conselho Municipal de Educação.

Lia Schreiner, coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação, representante dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

Graziela dos Santos Alves, secretária executiva, representante da Secretaria Municipal de Educação.