28 JUL 2017
SMEd adere a programa pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado com o Governo Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do Ensino Fundamental. Na rede municipal de Cachoeira do Sul, serão beneficiados estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1° ano ao 3º anos e do Novo Mais Educação.

Na segunda-feira (31) será lançado o edital de seleção para formadores de Estudo do Programa de Formação Continuada Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. As inscrições acontecerão entre o dia 1º e 3 de agosto, junto a Secretaria Municipal de Educação, na Rua Moron 1013. Para participar dessa seleção é necessário ser professor efetivo da rede municipal, ter certificados de programas de formação continuada nos últimos três anos, possuir curso superior completo na área de educação e disponibilidade para dedicar-se ao programa e a multiplicação junto aos Coordenadores Pedagógicos, professores e articuladores da escola no Programa Novo Mais Educação. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

COORDENADORA – A Secretária Municipal de Educação Ana Margarete Vivian Machado apresentou na tarde de sexta-feira a Coordenadora Municipal do PNAIC, a professora Anadeli Bica de Quadros, ressaltando a importância dessa adesão para a qualidade do ensino público e o cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”.

Avaliações do Ministério da Educação

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a rede municipal, além de se comprometer em alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, ainda aceita participar das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como a Provinha Brasil. As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento dos estudantes bem como a formação dos professores, coordenadores pedagógicos e articuladores do Novo Mais Educação.