17/07/2017
Mostra Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos das Escolas Municipais de Cachoeira do Sul

Nos dias 13 e 14 de julho, foram realizadas atividades em comemoração aos 69 anos da Secretaria Municipal de Educação onde as seis Escolas Municipais que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, realizaram a Mostra Pedagógica, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos em cada escola, através do Projeto Educar pela Pesquisa.

O Projeto, fez parte da formação de professores, que foi desenvolvido pela SMEd, em parceria com o Instituto Federal Rio Grandense – IFSUL. Os encontros de formação aconteceram mensalmente, com o Professor do Instituto, Josué Michels, doutorando em Ensino de Ciências, além de atendimento individual para cada escola.

Durante a formação, as escolas elaboraram uma proposta de trabalho, pautado pela pesquisa em sala de aula. Os resultados das pesquisas, foram apresentados com momentos emocionantes, onde alunos e professores relataram suas experiências.

O evento foi inédito no Município e reuniu mais de 400 pessoas, entre alunos, professores e convidados.

A Mostra teve dois momentos:

*Relato das escolas pelos alunos e professores, que aconteceu no salão de Atos da ULBRA e exposição dos trabalhos, no hall de entrada.

Cada Escola teve 20 minutos para relatar seu projeto e usaram de muita criatividade.

Projetos de Pesquisa das Escolas:

– EMEF Alarico Ribeiro – Mercado de Trabalho

– EMEF Dr. Baltazar de Bem – Produção de Curtas, baseado em releitura de Contos de Fada

– EMEF Maria Pacicco – Ritmos Musicais

– EMEF Dinah Neri Pereira – Drogas lícitas e ilícitas