17 ABR 2017
Alimentação escolar mais colorida

Fazer com que as crianças e adolescentes comam frutas, legumes e verduras não é tarefa fácil. Mas os pais que têm filhos matriculados nas escolas municipais de Cachoeira do Sul ganham uma ajuda extra na missão. Uma cardápio especialmente elaborado dentro das necessidades diárias dos estudantes é desenvolvido pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Inês Longui, utilizando produtos vindos da agricultura familiar. Legumes, verduras, frutas, aipim, batata doce, sucos, massa caseira congelada, biscoitos, ovos, doces de frutas, mel e carnes vindos de 24 produtores rurais e uma cooperativa garantem pelo menos 50% da alimentação que chega hoje às escolas.

A primeira compra de produtos da agricultura familiar já foi feita e entregue pela Secretaria Municipal de Educação, que investiu cerca de R$ 360.700,00. A compra de produtos vindos da agricultura familiar atende a Lei 11.947 que prevê que pelo 30% dos recursos financeiros vindos do FNDE sejam destinados a Agricultura a Familiar, o que favorece as escolas preparem a seus alunos refeições mais saudáveis com produtos variados e frescos.

Para garantir isso, a entrega é feita conforme cronograma expedido pela Secretaria de Educação e ocorrem semanalmente, quinzenalmente e os produtos não perecíveis mensalmente. Para garantir estes benefícios aos estudantes, Associação dos produtores Rurais, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Secretaria Municipal de Educação e escolas trabalham unidas para garantir e assegurar uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal.

VARIEDADE E QUALIDADE – De acordo com Jane Vaz, coordenadora da equipe de Alimentação Escolar da SMEd, o acesso regular e permanente a produtos de melhor qualidade e variedade nas escolas é um passo adiante para a garantia de alimentos e hábitos saudáveis, com respeito à cultura e às práticas alimentares regionais. Jane lembra também que outro aspecto importante é a promoção no ambiente escolar da discussão das formas alternativas e mais saudáveis de produção e consumo dos alimentos e da importância da agricultura familiar local para o desenvolvimento econômico e social associado à proteção ambiental e também auxiliando na permanência e na redução da evasão escolar.

Mais variedade e qualidade

As manipuladoras da Escola Municipal Milton da Cruz, Daniela Dornelles Magalhães, 9 anos de profissão e Ielva Machado Silva, um ano de profissão, destacam que a aceitação dos alimentos pelos alunos é muito boa. Segundo elas, são poucos os estudantes que não querem os alimentos oferecidos pela escola. Daniela, que tem mais tempo de atividade, ressalta ainda que a qualidade e a variedade de alimentos melhorou muito com o passar dos anos. “Hoje vem para a escola o que tem de melhor em frutas, verduras e legumes”, enfatizou.

Importante

O Conselho de Alimentação Escolar acompanha toda a a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em todos os níveis: do recebimento do recurso até a prestação de contas.