23 FEV 2017
Evento de abertura do ano letivo

Evento de abertura do ano letivo 2017

A SMEd realizou nesta quinta-feira o evento de abertura do ano letivo. A solenidade aconteceu na ULBRA – Cachoeira do Sul, pela manhã, e reuniu centenas de professores, equipes diretivas e funcionários que acompanharam a palestra “Ética e Felicidade nas relações humanas” com professor Dejalma Cremonese, da UFSM.

A tarde, o evento foi direcionado somente a equipes diretivas (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos – orientadores e supervisores), que após prestigiarem a palestra “Perfis dos Gestores e suas atribuições e responsabilidades” com a professora Elisiane Lunardi, também da UFSM, receberam orientações a respeito do ano letivo.

Em sua fala, a Secretária Municipal de Educação Ana Margarete, citou que as principais diretrizes do trabalho da SMEd serão: valorização e desenvolvimento profissional dos professores e funcionários; garantia da educação pública, inclusiva e de qualidade; fortalecimento da gestão democrática e participativa além de fortalecimento das escolas por meio da efetivação da proposta pedagógica e avaliação constante da qualidade da educação.

O prefeito Dr. Sergio Ghignatti que ressaltou a importância do professor na vida das pessoas: ”Sou o que sou por causa de vocês, todos temos um professor que marcou a nossa história”. Disse que ainda sabe das dificuldades que enfrentam e que não medirá esforços para tentar melhorar as condições salariais e de trabalho de todos os professores.

Ao final do pronunciamento das autoridades, a menina Isabele Gasparin emocionou a todos quando pediu para o prefeito um abraço e fez um pedido muito especial “Ajude o Asilo”.

No dia 24, sexta-feira, as escolas deverão realizar reuniões internas com suas equipes e no dia 01 de março, as aulas recomeçarão, com horário normal.

Ao todo são 37 escolas municipais e 3 filantrópicas que atendem a 2357 alunos na Educação Infantil, 3439 no Ensino Fundamental e 439 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), somando 6235 estudantes. A SMEd possui cerca de 1000 professores e cerca de 280 funcionários.