30 DEZ 2016
SMEd apresenta balanço da gestão de Neiron Viegas

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) encerra o ano de 2016 com um balanço positivo dos quatro anos de gestão do Governo Neiron Viegas. Um dos principais desafios foi o determinado pelo Plano Nacional de Educação, que tornou obrigatório o oferecimento de vagas de Educação Infantil às crianças com idade entre 4 e 5 anos. Apesar do desafio ter sido grande, a meta foi alcançada e festejada. Nenhuma criança nesta faixa etária ficou sem vaga nas escolas públicas de Cachoeira do Sul.

Para garantir este marco, a Smed fez investimentos pesados em construção de novas escolas, reestruturação de prédios e abertura de novas turmas em diversas escolas, inclusive em escolas unidocentes, além de convênio com o Governo do Estado para abertura de turmas em três escolas estaduais. Um bom exemplo da necessidade de oferecimento de turmas nas escolas consideradas pequenas é na EMEF PIO XII, na localidade de Cerro dos Peixotos. Enquanto no Ensino Fundamental até 5º ano a escola teve 12 alunos em 2016, a Educação Infantil teve 14 crianças.

A diretora de Educação, Claudia Severo Vargas, destaca ainda a construção da EMEI Julia Tavares, do novo prédio da EMEF Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, a municipalização da EMEI Madre Regina Prothamann e a compra do novo prédio para a EMEI Recanto dos Baixinhos. “Tivemos investimentos pesados na educação infantil sem deixar de olhar para as escolas de ensino fundamental. Buscamos de todas as formas melhorar a qualidade do ensino em todos as escolas, não só na parte estrutural mas também pedagógica. Os novos prédios são importantes, mas qualificar os professores e prepara-los para a missão de educar é fundamental para os crescimento e desenvolvimento dos estudantes”.

ALIMENTAÇÃO – A alimentação escolar também ganhou atenção especial. O investimento para garantir refeição diária para mais de 6 mil estudantes superou a casa de R$ 1 milhão. Além disso, mais de 50% dos alimentos tem origem na agricultura familiar, o que fomenta o crescimento econômico de Cachoeira do Sul e região.

Transporte escolar garantido

A garantia do transporte escolar foi outro ponto mantido pela atual gestão. Somente no ano de 2016 foram transportados em média 1.473 alunos em 10 linhas próprias e 39 linhas terceirizadas. Este benefício, que é garantido por lei para todos os alunos que residem a mais de dois quilômetros das escolas do campo, teve um investimento de mais de R$ 3 milhões neste ano.

Principais investimentos estruturais da SMEd

– Novo prédio da EMEF Jenny Vieira da Cunha, na Forqueta

R$ 942.610,02 (Recurso Federal – FNDE)

R$ 115.965,12 (Contrapartida da Prefeitura)