02/12/2016
8º ano da Milton da Cruz guarda sua história na cápsula do tempo

Seus sonhos, planos, o que fazem, suas impressões sobre o que acontece a sua volta, o que pode melhor na escola, na cidade, no Rio Grande do Sul e no Brasil. Tudo isso faz parte dos manuscritos feitos pelos alunos do 8º ano da Escola Municipal Milton da Cruz, de Cachoeira do Sul, e que foram colocados em uma cápsula do tempo nesta quinta-feira (01).

A ideia do monitor Ricardo Ilha, que trabalha com um dos alunos da turma, recebeu o apoio do professor de Língua Portuguesa, Ubiratã Pressler.

De acordo com o professor Ubiratã, a proposta é fazer com que os alunos entendam o que se passa hoje ao seu redor, projetem ações para melhorar este contexto e assim possam daqui a 5 anos avaliar se as suas projeções tiveram sucesso. Além de tudo é uma forma de verem como eram e o que faziam em 2016 e o que estarão fazendo em 2021.

E a cápsula do tempo já tem até data e hora para ser aberta. Será no dia 4 de dezembro de 2021, às 18h. “Já deixamos tudo agendado. Escolhemos um sábado para que todos possam estar presente. E ainda temos um acordo: mesmo que um de nós não possa comparecer, nossas cartas serão lidas neste dia”, contou o professor.

JORNAIS – Além dos manuscritos feitos por 13 alunos, 2 professores, 2 membros da atual direção e 2 da direção que assume em 1º de janeiro de 2017, a cápsula do tempo leva ainda a capa do Jornal do Povo e da Zero Hora do dia 1º.

O material foi colocado em 4 garrafas pet de 500 ml que foram acomodadas em um cano de PVC e lacrado com cola especial para cano. Além disso, a cápsula foi enrolada em dois sacos plásticos para evitar que o material sofra a ação do tempo. Ela foi enterrada no jardim em frente a escola.