09 NOV 2016
Metroplan abre prazo até segunda-feira para o Passe Livre

Os universitários que querem renovar o pedido de auxílio do Programa Passe Livre Estudantil para o segundo semestre de 2016 ou se cadastrar para receber o benefício neste semestre, terão um prazo curto para entregarem a documentação na Secretaria Municipal de Educação.

Apenas nesta terça-feira a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pelo serviço, informou à Prefeitura de Cachoeira do Sul que abriu prazo para entrega de documentação, inclusive repassando informações e novas senhas para acesso ao sistema somente neste dia. E o prazo é pequeno, encerrando na segunda-feira, dia 14. No Edital, a data de encerramento é 15 de novembro, no entanto, este dia é feriado nacional.

DOCUMENTOS – Os 38 inscritos no primeiro semestre precisam entregar apenas o atestado de frequência do primeiro semestre e o comprovante de matrícula do segundo semestre. Já os novos acadêmicos precisam entregar uma série de documentos para poderem ser cadastrados.  Para ter direito, os estudantes devem comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo regional da faixa 1, totalizando R$ 1.655,49, residir em Cachoeira do Sul e estudar em outra cidade e ter comprovação de frequência na instituição de ensino.

Para ter acesso ao Passe Livre Estudantil, os acadêmicos precisam fazer a sua Carteira de Identificação Estudantil. O documento deve ser solicitado a União Estadual dos Estudantes (UEE/RS) através da internet ou Correios. Após o cadastro, o estudante recebe via e-mail um comprovante de que solicitou a carteira em cerca de 10 dias recebe a carteira. A carteira pode ser solicitada no linkhttp://uee.infoestrada.com/carteira.aspx. Como o documento não fica pronto na hora, o comprovante de pagamento já é válido.

Uma pergunta

E o pagamento benefício do primeiro semestre?

De acordo com a professora Liane Padilha, uma das coordenadoras do Passe Livre em Cachoeira do Sul, os 38 estudantes beneficiados no primeiro semestre seguem esperando pagamento. Por enquanto, a Metroplan ainda não tem data para pagamento. Neste semestre, estão sendo quitado ainda os valores do segundo semestre de 2015, período em que a Prefeitura de Cachoeira do Sul não aderiu ao programa.

Atenção

Para os meses de março, abril, maio e junho de 2016, o repasse para Cachoeira do Sul será de R$ 10.193,08. O menor valor será de 60,92 para um aluno que vai uma vez por semana para Santa Cruz do Sul e o maior é de R$ 457,20 para um acadêmico de Porto Alegre. A maioria dos beneficiados viaja para Santa Cruz do Sul todos os dias e por isso cada um terá direito referente ao primeiro semestre ao valor de R$ 304,70.

Passe Livre Estudantil

Local: Secretaria Municipal de Educação (2º andar do antigo Fórum)

Período: Até segunda-feira, dia 14 de novembro

Documentos obrigatórios para inscrição

– Foto 3×4

– Cópia do RG e CPF

– Comprovante de matrícula 2016/2

– Comprovante dos dias de aulas presenciais

– Previsão de recesso letivo

– Comprovante de benefício do ProUni assinado e carimbado 2016/1 (para quem tem o benefício)

– Cópia da carteira estudantil 2016 ou cópia do comprovante de pagamento da taxa de solicitação

– Comprovante de renda do estudante referente aos últimos meses de acordo com a atividade exercida ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (para maiores de 16 anos)

– Comprovante de renda de todos os familiares referente aos últimos meses de acordo com a atividade exercida ou declaração autenticada em cartório de que não possui renda (para maiores de 16 anos)

– Cópia do comprovante de endereço atualizado (com data dos últimos 90 dias) ou declaração do proprietário do imóvel atestando que o estudante reside no endereço declarado autenticado em Cartório

– Declaração do grupo familiar autenticado em Cartório.