21 JUN 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Menos 406 empregos formais em maio

Os dados de maio de 2018 do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (20), mostram uma expressiva queda nos empregos formais em Cachoeira do Sul.

Em função de fatores sazonais – encerramento da colheira de noz-pecã – e um forte ajuste no Comércio, o quinto mês do ano fechou com saldo negativo de 406 vagas com carteira assinada, queda de 3,04%. Em maio, o Rio Grande do Sul perdeu 10.727 empregos (-0,42%) e o Brasil ganhou 33.659 colocações (+0,09%).

No município, a Agropecuária diminuiu 285 vagas e o Comércio fechou 111 colocações. Serviços, com menos 26, e Construção Civil, com 13 demissões, também ficaram no vermelho em maio. Só a Indústria teve evolução positiva com 29 contratações.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet, o saldo de empregos formais, considerando-se os cinco primeiros meses de 2018, está positivo em 77 carteiras assinadas.

A safra da noz-pecã foi antecipada em um mês, possivelmente em decorrência do clima o que determinou as demissões dos temporários ainda em maio” diz Tonet.

Cachoeira do Sul conta agora com 12.933 empregos com carteira assinada.