13 SET 2016
Escola Milton da Cruz está na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Dois alunos da Escola Municipal Milton da Cruz serão os representantes da Rede Municipal de Cachoeira do Sul na etapa estadual da 5ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Alisson Pereira Rodrigues, 14 anos, aluno do 9º ano, participa na categoria de crônicas e Juliane Rosa de Moura, 12 anos, aluna do 6º ano, participa com uma poesia, abordando o tema deste ano “O lugar onde vivo”. Somente da Escola Milton participaram cerca de 40 estudantes sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Rui Carlos Loreto Pereira.

Rui conta que desde o início acreditou nos seus alunos e que bastou apenas dar a ideia para que eles iniciassem a produção de materiais com qualidade para participar da Olimpíada. “Coube a mim apenas aparar as restas e fazer algumas concordâncias. Tudo ficou original, como eles produziram”, conta o professor. Na etapa estadual os mesmos textos escritos pelos dois estudantes passam para uma nova banca de avaliação. Os melhores, seguem na disputa nacional.

A diretora da escola, professora Maria Helena Bottari Zotteli, garante que o incentivo dado aos alunos foi fundamental para eles produzissem bons textos. “Os estudantes têm que saber que acreditamos e confiamos nestes. O Alisso e a Juliane são exemplos para os demais. São alunos reservados e tímidos mas muito atentos à importância da leitura. Seguidamente encontramos um deles lendo dentro da escola. Quem lê, escreve bem”, frisou Maria Helena.

OLIMPÍADA – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O tema escolhido este ano, “O lugar onde vivo”, propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Premiação

500 alunos semifinalistas e seus professores:: medalha, livros e participação em oficinas culturais e de formação.

– 152 alunos finalistas e seus professores: medalha e 1 tablet.

– Escolas dos 152 finalistas: placa de homenagem.

– 28 professores semifinalistas, vencedores na categoria Relato de Prática: 1 notebook.

– 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, 1 notebook e 1 impressora.

– Escolas dos 20 vencedores: 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros.