05 SET 2016
Escola Jenny está de casa nova

Os 91 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, da localidade de Forqueta, estão de casa nova. A obra do novo prédio foi inaugurada na quinta-feira substituindo o antigo, que foi construído na década de 60 e já apresentava vários problemas estruturais. Nesta sexta-feira as aulas já aconteceram na escola nova.

A estrutura tem 726 m² e teve um investimento de R$ 1.329.041,12, sendo R$ 386.431,10 de recursos da Prefeitura e R$ 942.610,02 vindos do FNDE/MEC através do Plano de Ações Articuladas (PAR). Pais, alunos, professores e moradores da região acompanharam a solenidade.

O diretor da escola, professor José Valter de Deus Lima, lembrou o esforço da comunidade para que a obra fosse realizada. “Nosso dia 1º de setembro será inesquecível. Tudo o que aconteceu aqui veio para aumentar a autoestima da comunidade escolar. Iniciamos agora um novo tempo”, comemorou.

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Severo Vargas, ressaltou que nos últimos quatro anos, o Município investiu forte em quatro novas escolas. “Nestes quatro anos compramos o prédio para a EMEI Recanto dos Baixinhos, municipalizamos a antiga Creche do HCB, inauguramos a EMEI Julia Tavares e agora a Jenny. Priorizamos a educação infantil mas sem deixar de lado o ensino fundamental”, destacou ela.

O Prefeito Neiron Viegas lembrou que foi o seu pai, Miro Viegas, foi um dos líderes da mobilização para que a escola não fosse fechada há cerca de 30 anos. A Jenny era uma escola estadual e foi municipalizada em 2008. “Meus cinco filhos estudaram nesta escola. Tenho um carinho especial por ela”.

RECONHECIMENTO – Neiron homenageou o mestre de obras Valmir Santos Machado, ressaltando a importância dos trabalhadores que construíram o prédio. “Um dia encontrei ele com o neto Pedro Henrique no supermercado e disse que podia ter muito orgulho do seu avô, que é um homem trabalhador que estava construindo uma escola. É um trabalhador construindo uma escola para filhos de trabalhadores iguais a ele”, emocionou-se Neiron. A obra da Escola Jenny foi feita pela empresa Construmix Projetos e Construções LTDA., de Cachoeira do Sul.

Importante

O escritor Liberato Figueiredo Vieira da Cunha, filho mais velho de Jenny Figueiredo Vieira da Cunha, veio de Porto Alegre para prestigiar a inauguração. Em sua fala, ele lembrou da mãe, que dedicou a vida aos quatro filhos a obras sociais, tanto em Cachoeira do Sul quanto em Porto Alegre. Jenny faleceu em 1957 em um acidente aéreo em Bagé, quando viajava com o esposo, o então Secretário de Estadual de Educação, Liberato Salzano Vieira da Cunha.

05/09/2016
Escola Jenny está de casa nova