18/07/2016
SMEd terá formação inédita para professores da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) terá nesta quinta-feira (21) um encontro inédito entre os professores da Rede Municipal. Pela primeira vez, todos eles terão um dia especial de formação, antecedendo ao recesso escolar do mês de julho. Em outros anos, esse encontro acontecia no início do ano letivo.

A formação, que terá como tema geral “Educação para todos: Um compromisso Cidadão”, será dividida nas áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação continuada e a valorização dos profissionais de educação são estabelecidas nas Metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Municipal de Educação e é de responsabilidade da mantenedora oferecê-la.

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Severo Vargas, enfatiza que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para a necessidade de qualificação permanente dos professores como forma de construir uma nova Base Nacional Comum Curricular, um dos temas centrais dos debates desta quinta.

Queremos proporcionar um espaço de estudos e reflexão para a Rede Municipal de Ensino, tendo em vista atender às metas do Plano Municipal de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular”, explica Claudia.

Todas as palestras terão acesso gratuito e certificado de formação. A diretora pedagógica da SMEd, Lenise Furlan, destaca ainda o currículo dos palestrantes, que tem vasto conhecimento dos temas que abordarão. “Teremos professores da rede bem como palestrantes de renome nacional. Todos eles extremamente capacitados para abordar a temática deste evento”, sintetiza Lenise. A expectativa é de que mais de 800 pessoas participem da formação.

* Educação Infantil

Horário: 8h30min e 13h30min

Local: Colégio Totem

Tema Manhã “A Educação Infantil na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular”

Tema Tarde: “Interações e brincadeiras na Educação Infantil”

Palestrantes: Marisa Timm Sari, Amanda de Cássia Borges Ribeiro, Juliana Goelzer e Karla Madrid Fonseca.

* Anos Finais

Local: Salão do Colégio Marista Roque

Tema: “Os desafios das Áreas do Conhecimento na perspectiva de construção da nova Base Nacional Comum Curricular”

Palestrantes: Daniela Brum, Rui Carlos Loreto Pereira e Rudinei Souza de Freitas (Área das Linguagens), Eduardo Soares e Maiquel Rossato (Área de Ciências Humanas), Leandro Friedrich (Área de Ciências da Natureza), Caroline Trindade (Área de Matemática)

* Anos Iniciais

Horário: 13h30min

Local: Salão do Colégio Marista Roque

Tema: “Alfabetização: Ler, escrever, interpretar, compreender, criticar, ressignificar e produzir conhecimento”

Palestrantes: Neusa Herbert e Ester Guareschi Soares

* EJA

Local: Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha

Tema: “Os desafios da EJA no cenário atual”

Palestrante: Liana Borges

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.