04 ABR 2016
Smed abriu 708 vagas para a Educação Infantil em 2016

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul criou 708 novas vagas para a Educação Infantil no Município. A criação de novas vagas era o primeiro passo para que fosse atingida a Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que prevê o atendimento de 100% das crianças com idade entre 4 e 5 anos, percentual que Cachoeira do Sul conquistou através da abertura de vagas em escolas da zona urbana e rural.

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Severo Vargas, ressalta que para alcançar este objetivo a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) traçou estratégias a partir do ano de 2013, quando foi publicada a Lei Federal 12.796, que alterou a LDB, tornando a Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos.

Estas estratégias foram intensificadas a no ano de 2015, quando nossa equipe se mobilizou para planejar itens como alimentação, transporte e pessoal para os novos alunos. Além disso, tivemos que criar e adequar espaços para atender esta nova demanda de crianças”, explica Cláudia. Com todas as mudanças, além de criar as vagas para atender as crianças a partir dos 4 anos, a SMEd deu início busca do atingimento da meta de atender pelo menos 50% das crianças com idade entre 0 e 3 anos até o ano de 2025.

A Educação Infantil em Cachoeira do Sul teve 1.066 novas crianças inscritas com idade entre 0 e cinco anos. A unica lista de espera é entre as crianças de zero e 2 anos onde 171 aguardam por uma vaga. “Caminhamos para que a cada ano tenhamos mais estrutura em nossas escolas para atender sempre um número mair de alunos. Neste ano tivemos um esforço concentrado para garantir vaga para as crianças de 4 e 5 anos. Agora é seguir trabalhando para atender a demanda de crianças menores de 4 anos”, enfatiza.

Para alcançar a meta de 100% de atendimento às crianças de 4 e 5 anos, a SMEd abriu turmas de Educação Infantil em escolas da zona rural que ainda não ofereciam a modalidade, aumentou turmas na zona urbana, construiu a EMEI Professora Julia Tavares e ainda está em obras na EMEI Sonho Meu, que garantirá pelo menos mais 100 vagas. A SMEd abriu também três turmas de Educação Infantil em escolas estaduais onde não existe escola municipal próximo.

Além disso, aconteceu a municipalização da Escola Madre Regina Prothmann, gerando 80 vagas e renegociação com as escolas conveniadas, determinando 40% das vagas para a Central de Matrículas, sendo ampliadas 82 vagas.

Educação Infantil em Cachoeira do Sul

Crianças de zero a dois anos

Vagas oferecidas: 184

Vagas preenchidas: 184