25 AGO 2015
Desfile da Semana da Pátria terá 22 entidades

O desfile em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro, terá 22 entidades. As inscrições encerram nesta segunda-feira. De acordo com o coordenador da Semana Pátria, Cristiano Garcia, o número de entidades é inferior ao de 2014, quando desfilaram 28 grupos, mas ressalta que neste ano as bandas devem dar um brilho especial ao desfile, já que além do Exército, desfilarão ainda a Banda Marcial Gonçalvense, Banda da Escola Baltazar e Banda da Escola Dora Abreu, que fará sua primeira apresentação oficial e com o novo uniforme durante a parada cívica.

Cristiano ressalta que várias entidades que habitualmente desfilam foram contatadas na manhã desta terça-feira e novamente convidadas, mas a explicação é de estavam em contenção de despesas e que desfilar geraria ônus. “A participação no desfile é de livre escolha de cada entidade. Fazemos o convite mas ninguém é obrigado a participar”, enfatiza.

Além das bandas, um dos destaques do desfile deste ano será o grupo Demolay, formado por jovens de 12 a 21 anos que participaram da fraternidade iniciação da ligada a Maçonaria. “Vamos fazer um bonito desfile independente do número de entidades. O que importa é o engajamento de cada uma delas”, sintetizou o coordenador.

O desfile de 7 de Setembro inicia às 8h30min na Cinco Esquinas e encerra na Praça Honorato de Souza Santos. Na concentração e dispersão, serão instalados banheiros químicos. No dia 1º de setembro, às 8h30min, acontece a 78ª Corrida do Fogo Simbólico de Cachoeira do Sul, que terá como homenageada a atleta Renata Vidal Peixoto. Será ela também a responsável pelo acendimento da Pira da Pátria, na Praça Borges de Medeiros, abrindo a Semana da Pátria no Município.

Tema da Semana da Pátria 2015

– Nacional: “Meu jeito de ser brasileiro”

– Estadual: “Sesquicentenário de Olavo Bilac”

– Municipal: “Cachoeira do Sul: 195 anos de emancipação”.

Inscritos para o Desfile de 7 de Setembro

1. Guarnição Federal: 3°BE Cmb e 13° GAC