25 AGO 2017
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Uergs Cachoeira pesquisará cultivo de soja, milho e feijão

O diretor da Uergs Cachoeira, Benjamin Dias Osório Filho, e o coordenador do curso de Agronomia, Alberto Eduardo Knies, apresentaram nesta terça-feira (22) ao secretário de Agricultura, Ronaldo Tonet, o projeto de pesquisa denominado “Avaliação de técnicas de cultivo nas culturas da soja, milho e feijão na Região Central do Rio Grande do Sul”.

Segundo os representantes da Uergs, será assinado um termo de cooperação com a empresa Sollus Agrícola, de Candelária, para a viabilização do plantio experimental das três culturas em 20 hectares da área pública localizada em Três Vendas, interior do município de Cachoeira do Sul. “Enquanto a empresa fornece insumos e equipamentos, o curso de Agronomia coordenará a execução da pesquisa utilizando técnicas conservacionistas, como o manejo integrado de plantas espontâneas, pragas e doenças” explica o professor Alberto Knies.

Para o secretário Ronaldo Tonet deve ser destacada a solução criativa da Uergs Cachoeira ao estabelecer uma parceria público privada que ajuda a superar eventuais dificuldades financeiras que a universidade teria para promover o experimento.