04 JUN 2018
“Femina” é o título do filme da Coordenadoria da Mulher

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher já tem um parceiro para a produção de um filme curta metragem, visando o enfrentamento e prevenção da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis HIV/AIDS, violências e abusos. “Femina” vem com a proposta de impactar os jovens sendo um atrativo audiovisual na perspectiva da redução dos números alarmantes no município de Cachoeira do Sul.

Segundo os dados do censo, das cidades gaúchas do mesmo porte de Cachoeira, nosso município ocupa 5º lugar no ranking nos percentuais de mães adolescentes. De acordo com a Coordenadoria, foi feito um mapeamento em diversos setores em 2016 e uma média de cada 10 partos uma é adolescente, sendo que muitas vezes a menina nem concluiu o ensino básico de educação e não estão preparada para o mercado de trabalho.

São crianças gerando outras crianças, sendo que ainda não tem nem seu corpo preparado para uma gestação, assim havendo um risco grande de prematuridade do bebe” enfatizou Elisandra Martins, assessora da Coordenadoria. Outro fato preocupante são os números de HIV/AIDS em 2016, que registrou 555 casos naquele ano, sendo 200 mulheres. “Preocupante também é que no mesmo ano foram 146 notificações de violência interpessoal, sendo que destes foram 18 meninas que de alguma forma tentaram cometer o suicídio”, lamenta Elisandra. No ano de 2016 foram 530 registros de medidas protetivas decorrentes da Lei Maria da Penha. “Vejo que este trabalho não é de forma alguma uma maneira de discriminar, mas assim, uma maneira mais eficaz na forma de reduzir estes números e mudando muitas vezes um contexto cultural em que algumas meninas vivem”, sintetizou. O filme busca também sensibilizar daquelas que estão grávidas e relutam em procurar um atendimento, pois sentem medo e vergonha, assim também colocando em risco a gestação.

O filme será uma curta metragem de natureza educativa preventiva,

que será exibido na rede pública e privada da nossa cidade, podendo se estender à comunidade.