11 MAI 2018
CME compartilha experiência em Seminário da Promotoria Regional de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Cachoeira do Sul participou do Seminário de Monitoramento das Políticas de Educação- PNE (Plano Nacional de Educação) – Grupo de Trabalho: Colônias, que foi realizado na Promotoria Regional de Educação de Santa Maria.

O objetivo do Seminário é propiciar espaço de troca de experiências e monitoramento das ações realizadas em 2017 e das previstas para 2018 da Política Nacional de Educação nas redes municipais e estadual de educação, com fundamento no PNE – Lei Nº 13.005/2014.

Na oportunidade, o CME foi convidado a compartilhar a sua experiência enquanto órgão integrante do Sistema Municipal de Ensino, relacionando as estratégias previstas na Meta 19 do Plano Nacional de Educação.

A Presidente do CME, conselheira Carla Zinn, ressaltou a importância do órgão colegiado, como mecanismo de consolidação da gestão democrática e apresentou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Educação, que completa em agosto, 30 anos de efetiva atuação em prol da qualidade da educação no município.

Saiba Mais:

* Quem participa? Gestores da Secretarias Municipais de Educação (SMEd), Conselhos Municipais de Educação (CME), CREs, representantes da Saúde (ESF), do CRAS/CREAS, Conselho Tutelar (CT) e das instituições de ensino superior da região.

*A Promotoria Regional de Educação abrange 44 municípios que são divididos em 3 Grupos de Trabalho: GT Colônias, GT Santa Maria e GT São Vicente.

* A Meta 19 do PNE (Plano Nacional de Educação) refere-se a Gestão Democrática e as estratégias 19.2 e 19.5 preveem o apoio do poder público para a formação continuada dos conselheiros, garantia de recursos financeiros, espaço físico adequado, equipamentos e meios de transporte para visitas à rede escolar e fortalecimento dos conselhos municipais de educação para o bom desempenho de suas funções.