04 MAI 2018
Exposição de fotos Retrato de Mãe, Uma Mulher que Reluz

Oito mulheres entre 40 e 77 anos ficam no alvo dos flashs, e na mira da camêra do fotógrafo Ernani Marques.

Foram mais de 67 anos, para ter a oportunidade de ganhar pela primeira vez uma produção no salão de beleza, relata Zilda Soares da Rosa, uma das participantes do projeto Retrato de Mãe, Um Mulher que Reluz, exposição fotográfica, que será aberta no dia 10 de maio, às 14h30min, no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.

A atividade para marcar o Mês das Mães, será promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Secretaria dos Desportos e tem o apoio do Núcleo Municipal de Cultura.  Conforme a assessora na Coordenadoria, Elisandra Martins, a mostra reúne 8 mulheres do Grupo Cachoeira Saudável e tem o objetivo da valorização feminina. “Todas tiveram um dia de beleza para a produção das fotos, porém uma maquiagem leve, para mostrar e valorizar a sua naturalidade e foram escolhidas através de um sorteio.

O ensaio foi registrado pelo fotógrafo, Ernani Marques, que tráz na arte da fotografia, imagens de mulheres guerreiras, que driblam barreiras, ora trabalhando, cuidando do lar, dos filhos e do marido”, disse. “Nós queremos através dessas fotos, mostrar que mesmo com padrões de beleza, que a sociedade impoe, elas são um mulherão”, falou.  “Temos um grande número de mulheres, que viveram reprimidas, numa época, em que elas não podiam nada. Agora, elas descobriram, que podem viajar, namorar, aproveitar sem medo de ser feliz. A ideia deste projeto superou minha expectativa, elas me surpreenderam ”, destaca o professor Cristiano Garcia, que está há pelo menos 8 anos, a frente do Cachoeira Saudável. Para o fotógrafo Ernani, a experiência de produzir o ensaio com o grupo foi inédita. “Foi um desafio, eu nem imaginava quão gratificante seria. Não tem como não se emocionar”, completou.