04 MAI 2018
Ghignatti recebe direção e professores da UFSM/Cachoeira

O prefeito Sergio Ghignatti recebeu nesta sexta-feira a direção e professores da UFSM/Cachoeira para tratar de três assuntos: energia elétrica para o campus, transporte coletivo e plano diretor do Município. O diretor da UFSM/Cachoeira, Rogério Brittes, e o vice Lucas Delongui explicaram que a universidade corre o risco de não conseguir iniciar suas atividades no mês de agosto campus como previsto devido a falta de capacidade de energia elétrica para todos os prédios.

A expectativa é a partir do segundo semestre instalar no campus ao menos os estudantes que estão entre o 1º e 4º semestre. Nem mesmo a internet pode ser ligada se o problema da energia não for resolvido. No mesmo momento, o vice-prefeito Cléber Cardoso entrou em contato com o consultor de negócios da RGE Sul, Carlos Amorim, que garantiu que cuidará pessoalmente do pedido da UFSM, que já foi formalizado.

Outro tema abordado foi o futuro transporte urbano para o campus. De acordo com os professores Alejando Ruiz Padillo e Brenda Pereira, o próprio curso de Engenharia de Transporte e Logística iniciou uma pesquisa com cerca de 800 pessoas entre professores, alunos e servidores para poder sugerir as linhas que serão necessárias para atender a demanda. Ao terminar esta pesquisa, ela será entregue para a Prefeitura que marcará um encontro junto com a universidade e TNSG. Ghignatti destacou a importância do curso de Engenharia de Transporte e Logística da UFSM/Cachoeira, que é único no Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil são apenas cerca de 10 cursos.

O professor Júlio César Pires, do curso de Arquitetura e Urbanismo, também apresentou uma proposta para a Prefeitura: a de ser parceiro para a reformulação do Plano Diretor. Pires destaca que o curso tem 15 professores com mestrado ou doutorado que podem contribuir com o trabalho. “Como universidade temos o papel de ultrapassar as barreiras e contribuir com o município”, enfatizou. Ghignatti já antecipou que as portas da Prefeitura estarão abertas para receber o grupo assim que eles quiserem e colocou o secretário de Governo e Planejamento, Luciano Lara, à disposição do curso.