06 ABR 2018
CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou nesta quinta-feira(5), a Capacitação em Gestão de Riscos e Desastres em parceria com o CEAD Vale do Jacuí Polo UAB / ETEC Cachoeira do Sul realizara nesta quinta-feira, dia 05 de Abril de, uma capacitação e Gestão de Riscos e Desastres.

A atividade desenvolvida pela Defesa Civil, visa prepara a comunidade cachoeirense, técnicos, estudantes e profissionais de diferentes áreas para ações de Defesa Civil, na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução.

Nesta capacitação que contou com a presença de 38 participantes foram abordados assuntos desde o marco histórico da criação da Defesa Civil a nível mundial, um olhar sobre o município de Cachoeira do Sul, a apresentação do Sistema Nacional e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os participantes puderam visualizar de maneira objetiva as ferramentas de gestão para atuação em desastres como o Sistema Integrado de Informações de Desastre, S2ID e Cartão Nacional de Pagamento de Defesa Civil, CPDC.

Com exercícios simulados de mesa, os participantes identificaram ameaças e vulnerabilidades para avaliação de riscos e elaboração de plano de ação e contingência.

Esta é a terceira capacitação desenvolvida pela Prefeitura Municipal através da sua Coordenadoria de Defesa Civil; enquanto administração pública temos o compromisso de nos preparar para enfrentar situações adversas em nosso município, para isto a atuação deve ser o mais ágil possível visando reduzir o tempo entre o desastres e a resposta e reconstrução, temos que cumprir com a legislação pertinente no prazo previsto, e sabendo que a comunidade anseia pelo auxílio o mais rápido possível, então temos que divulgar e fomentar a cultura da prevenção e preparação ao enfrentamento de desastres para reduzir os danos humanos, ambientais, materiais e econômicos públicos e privados.

Na próxima terça-feira(10), às 19 h 30 min, será realizada uma Audiência pública na Câmara e Vereadores de Cachoeira do Sul para apresentação dos Planos de Contingência do Município sendo importante a presença da comunidade cachoeirense além de entidades públicas e privadas para discussão deste plano de ação em emergências.