22/03/2018
Assinado o contrato para reconstrução de duas pontes

O Prefeito Sergio Ghignatti assinou nesta quinta-feira (22) o contrato com Sérgio Luiz Ledur, de Palmeira das Missões, vencedor do processo licitatório para a reconstrução de duas pontes no interior do município. A obra será feita na ponte da Parada 109, abaixo da Ulbra (reforma completa) e no São Nicolau, na Porteira 7 (cabeceiras e alas), somando R$ 553.196,32, recurso conquistado através do Ministério da Integração e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O pedido da verba foi feito pela Defesa Civil de Cachoeira do Sul baseado nas possibilidades abertas pela homologação do Decreto Municipal 28 de 6 de junho de 2017, devido a situação de emergência do município que foi afetado pela inundação provocada pelas chuvas da época.

A assinatura do contrato foi acompanhada pelo tenente-coronel Gerson Freitas Marques, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil e o sargento Wilberto Birk. Freitas destacou que a organização de Cachoeira do Sul e o trabalho devidamente correto foram fundamentais para liberação do recurso, destacando a atuação do coordenador da Defesa Civil em Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior. “Não adianta ir a Brasília solicitar a liberação do recurso como muitos prefeitos têm feito. É necessário fazer a lição de casa. A Defesa Civil trabalha através de sistemas informatizados e se uma parte não funciona, não dá certo. Por isso que todos no município precisam auxiliar o coordenador da Defesa Civil com dados convincentes. Se tudo estiver correto, os projetos são aprovados”, explicou o tenente-coronel.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Cachoeira do Sul já trabalha para ter em breve seu plano de contingência hidrológica e climática, que representa o planejamento para a prevenção e as medidas a serem tomadas em caso de algum destes fenômenos. “Como a tendência é a cada ano acontecerem mais fenômenos climáticos, precisamos estar organizados”, sintetizou Júnior. O vice-prefeito Cléber Cardoso enfatizou que para auxiliar o trabalho da Defesa Civil, o engenheiro Régis Devilla está agora lotado na Secretaria de Interior fazendo o mapeamento de pontes, pontilhões e pontos críticos em estradas para juntos traçarem ações preventivas.