21 NOV 2017
Começa a Feira do Livro e Jornada SUAS

A abertura oficial da 33ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul este ano será junto com a Jornada SUAS, aconteceu no início da noite desta segunda-feira(20) na Praça José Bonifácio. A edição deste ano tem como patrono o médico e escritor Mário César Both.

SOLENIDADE DE ABERTURA

Um excelente público prestigiou a abertura da Feira do Livro no lonão onde está instalado o palco de apresentações artísticas. O evento teve a presença do Prefeito Municipal Sergio Ghignatti e sua esposa Jussara, o patrono Mário César Both e esposa Ana Lúcia, vice-prefeito Cléber Cardoso e secretários municipais. A Banda do 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul, mais uma vez esteve presente na feira, tocando o Hino Nacional.

O poeta Odair Fonseca de forma inusitada (perna de ferro) fez sua performance poética e delirou a plateia já no início da abertura. Logo em seguida o presidente da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (AMICUS) Osni Schreiner fez a sua saudação aos presentes. “Cachoeira gosta de fazer cultura. Aí está a nossa Feira do Livro”, salientou Osni. A diretora do Núcleo da Cultura Josiani Fardin Knebel falou em nome de sua equipe e agradeceu a Secretaria do Trabalho e Ação Social (STAS) pelo apoio a edição da Feira do Livro deste ano. O secretário da STAS, Newton Fortes falou da importância deste evento e convidou a assistente social Simoni Silva da Silva para falar sobre a Jornada SUAS.

É com grande satisfação que vamos fazer a Jornada SUAS nesta semana. Vamos trazer muitas informações sobre o Sistema Único de Assistência Social, uma das mais importantes conquistas sociais do país” acrescentou Simoni.

APRESENTAÇÃO MUSICAL

A Orquestra do Instituto João Neves da Fontoura, tendo como músicos alunos do ensino médio e ex alunos da escola, juntos com o maestro Ezequiel Bibiano da Rosa, presentearam o público com lindas músicas do repertório internacional e nacional.

O PATRONO MÁRIO CÉSAR BOTH

O médico e escritor Mário César Both, patrono da 33ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, estava emocionado ao falar ao público presente. “Estou muito feliz. É a literatura construindo cidadania. Os mais novos não gostariam de ouvir isto. Vocês não devem lêr, fica mais fácil os velhos dominarem vocês!. Sempre que eu estou viajando fora de Cachoeira eu comento, venho de uma cidade que tem Feira do Livro. Durante a Feira do Livro eu quero falar bastante com todos vocês”, acrescentou o patrono.

O PREFEITO SERGIO GHIGNATTI ABRE A 33ª FEIRA DO LIVRO

O prefeito Ghignatti foi o último a dar a sua mensagem. “É difícil fazer uma Feira do Livro, mas aí está ela, com todo a sua força. O nosso patrono, meu amigo Mário, é um cachoeirense que optou por ficar em Cachoeira. É um homem que além de médico gosta de exercer o poder da palavra escrita”. Encerrada a solenidade de abertura, o Prefeito Ghignatti e o Patrono Mário Both foram caminhar juntos visitando o lonão onde estão as livrarias presentes a Feira do Livro de 2017.

FONTES DAS ÁGUAS DANÇANTES

No final da solenidade de abertura da Feira do Livro o Vice Prefeito junto com os servidores da Secretaria de Obras abrilhantaram o público presente com luzes e cores na volta da Fonte das Águas Dançantes.

Um importante trabalho da minha equipe, principalmente dos eletricistas e servidores da Secretarias de Obras. A Fonte das Águas Dançantes a partir de agora volta a funcionar todas as sextas, sábados e domingos à noite durante uma hora”, explicou o vice Cléber Cardoso.

PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO NESTA TERÇA-FEIRA

9H – Hora do Conto: Um espetáculo de palavras – Odair Fonseca

14h – Escola Adventista – Apresentação do Coral e Lançamento do Livro dos alunos do 2º ano.

14h30 – Grupo de Dança Gaúcha Estilizada e Moderna – Colégio Totem

15h – Musical Infantil “ Barquinho de Papel” – Marcelo Schimidt e Camila Borges – Santa Maria.

16h – Peça teatral – “ A Árvore Generosa” – Projeto ECOART – Setor de Educação Ambiental – Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

18h – Oficina: Djs para Elas – 1ª etapa, com Alessandro Ribeiro – Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Inscrições gratuitas e no local.

19h30 – Banda John Snow – IEE João Neves da Fontoura

21/11/2017