Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

25/07/2018
Confirmado o 1º caso de gripe A de 2018 em Cachoeira

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul recebeu nesta terça-feira (24) o resultado que comprova o primeiro caso de Influenza A (gripe A) neste ano no Município. A menina de 6 anos tem doença neurológica e está internada no HCB. Ela não foi vacinada.

A Secretaria da Saúde aguarda agora o resultado agora de mais cinco exames, onde 4 pacientes estão internados e uma está em casa. Entre eles há apenas um adulto. Os demais, são crianças.

A cidade tem também a confirmação de um caso de Influenza B. O homem de 58 anos não resistiu e faleceu no último dia 9. Ele era insulinodependente e foi imunizado.

GRIPE – A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Existem três tipos: A, B e C, o tipo A está sempre envolvido nas epidemias por sua alta capacidade de mutação.

A transmissão direta (pessoa a pessoa) é a mais comum e ocorre por meio de gotículas do indivíduo contaminado ao falar, espirrar ou tossir. A incubação da doença é de 1 a 4 dias e a trasmissibilidade ocorre, principalmente, entre as primeiras 24 até 72 horas da doença.

As manifestações clínicas são de início abrupto com febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, caracterizando um quadro de Síndrome Gripal (SG) que pode ser causada por diferentes agentes etiológicos (parainfluenza, adenovírus, vírus sincicial respiratório, entre outros).

Entenda

Resfriado e gripe (influenza) são a mesma coisa?

Não. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o resfriado geralmente é mais brando que a gripe, mas também apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Assim como a gripe, o resfriado pode apresentar complicações como otites, sinusites, bronquites a até mesmo quadros mais graves, dependendo do agente etiológico que está provocando a infecção.

Os casos suspeitos

Notificação

Primeiros sintomas

Idade

Sexo

Comorbidade

Vacinação

Internação

14 de julho 06 de julho 4 anos Feminino ASMA Em investigação Não
20 de julho 16 de julho 1 mês, 26 dias Masculino Bronquiolite Não era da faixa etária UTI em Santa Maria
23 de julho 16 de julho 2 anos Feminino Asmática Não UTI do HCB
22 de julho 15 de julho 62 anos Feminino Doença cardiovascular crônica Não HCB
23 de julho 19 de julho 14 dias Masculino Recém-nascido Não era da faixa etária UTI do HCB

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 14:00
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.