04 JUL 2018
Publicada hoje a portaria de qualificação da UPA

O Governo Federal publicou na edição desta quarta-feira (04) do Diário Oficial da União a portaria de qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul. A notícia de que a UPA havia sido qualificada pelo Ministério da Saúde chegou ao secretário de Saúde, Roger Gomes da Rosa em 21 de dezembro do ano passado. No entanto, somente agora isso foi formalizado, sancionando a decisão do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde. A qualificação vale por três anos, quando uma nova vistoria é feita. A qualificação demonstra que a unidade está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Em suas duas últimas idas a Brasília, o pedido para publicação desta portaria foi um dos principais pedidos levados pelo prefeito Sergio Ghignatti.

Com a qualificação, o Governo do Estado repassará mensalmente R$ 35 mil e o Governo Federal R$ 70 mil para manutenção do serviço. O pagamento será retroativo ao mês de abril. Em outubro de 2017, quando foi garantida a habilitação, a UPA começou a receber mensalmente R$ 100 mil do Estado e R$ 100 mil da União. A soma mensal a partir do próximo dia 8, data que são feitos os repasses, será de R$ 305 mil. O pagamento mensal ao HCB, que é o prestador de serviço, é de R$ 600 mil, precisando a Prefeitura complementar mensalmente R$ 295 mil.