27 ABR 2018
Secretaria da Saúde transporta mais de mil pacientes por mês

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez um levantamento que aponta que mensalmente, uma média de 1.050 pacientes para atendimentos especializados, consultas e exames fora do município. A SMS atualmente disponibiliza transporte para 20 municípios.

Em sua frota estão duas vans, duas ambulâncias, seis carros para viagens e três carros para atender as unidades rurais do município, totalizando 13 veículos com 64 lugares disponíveis para a comunidade. Além desta frota, há ainda dois ônibus de uma empresa terceirizada para auxiliar no transporte de pacientes para Porto Alegre.

O Secretário Municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa, explica que o transporte é exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), não contemplando outros planos de saúde como IPE, Unimed e outros. Para qualquer agendamento de transporte de saúde, o paciente ou responsável deve comparecer a Secretaria Municipal da Saúde (Rua João Leitão, 1055), no antigo Hospital da Liga. É necessário apresentar um documento que comprove o agendamento, cartão do SUS e documentos pessoais.

O agendamento de transporte é apenas permitido para pacientes acamados ou com dificuldade efetivamente constatada, urgência e emergência. Este tipo de transporte especializado requer ainda atestado médico comprovando o quadro do paciente. O direito a acompanhante é para pacientes acima de 65 anos, inferior a 16 anos e pacientes com dificuldade de locomoção ou deficientes com prescrição médica que determine a presença de acompanhante.

RIGOR – Todos estes cuidados ao agendar transporte de pacientes é necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes do SUS que necessitam utilizar o transporte intermunicipal de saúde disponibilizado pelo município. Roger explica que os agendamentos devem ser feitos com antecedência de 10 a 15 dias para poder garantir a vaga solicitada.

Cidades que recebem pacientes de Cachoeira

– Porto Alegre

– Santa Cruz do Sul