16 MAR 2018
SAÚDE
Prefeitura terá capacitação em Estimulação Precoce na Criança com Deficiência Visual

Acontece neste sábado(17) no Auditório do Sistema Fandango de Comunicação um evento organizado pelo Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Cachoeira do Sul uma capacitação em Estimulação Precoce na Criança com Deficiência Visual. A formação será ministrada pelo Centro de Reabilitação Visual Louis Braille, através da fisioterapeuta Ana Cereser, e tem o apoio do Lions Clube Cachoeira do Sul, vereador Marcelinho e Sistema Fandango de Comunicações.

PROJETO: Um Olhar do Coração para a Deficiência Visual

O referido projeto tem por objetivo oferecer atendimento especializado na área de deficiência visual para crianças e adolescentes do município de Cachoeira do Sul.

A visão é o principal meio de aprendizagem na infância, portanto, uma criança com deficiência visual necessita de estimulação extra, tanto visual como global, o mais precocemente possível.

PROGRAMAÇÃO:

Manhã : Das 9h às 12h

1- Apresentação

2- Desenvolvimento da Criança (0-3 anos)

– Auditivo

– Visual

– Motor

– Função Manual

– Cognitivo e Linguagem

– Motricidade Orofacial

3- Estimulação Precoce da Criança com deficiência Visual

– Estimulação Auditiva

– Estimulação Visual

– Estimulação da Função Manual

– Estimulação das Habilidades Cognitivas e Sociais

– Estimulação da Linguagem

– Estimulação da Motricidade Orofacial

4- Uso de Tecnologia Assistiva para Baixa Visão/Cegueira

5- O Brincar na Estimulação Precoce

6- Participação Familiar na Estimulação Precoce

TARDE: Das 13h30min às 15h30min

Oficina: Demonstração e confecção de materiais adaptados (brinquedos e objetos) para utilizar na estimulação precoce de crianças com deficiência visual.