04/09/2017
Comitiva embarca para Brasília para pedir aumento de recursos para oncologia

Uma comitiva liderada pelo prefeito Sergio Ghignatti embarca nesta terça-feira para Brasília para pedir aumento dos recursos para a oncologia em Cachoeira do Sul. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, receberá às 18h desta terça a caravana de prefeitos, secretários de saúde e vereadores de 12 cidades que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. O tema central do encontro é o pedido de aumento do repasse de recursos para a prestação do serviço de oncologia para a região. A agenda foi marcada pelo deputado federal cachoeirense José Otávio Germano, que acompanhará o grupo. O jornalista cachoeirense Alexandre Garcia também estará com a comitiva.

Atualmente a Prefeitura de Cachoeira do Sul recebe do Governo Federal um valor de R$ 133 mil por mês para prestar o serviço de oncologia para a cidade e outra 12 da região. No entanto, a Prefeitura precisa pagar pelo menos mais cerca de R$ 232 mil mensais para custear todos os gastos com o serviço de oncologia.

Hoje já existe uma resolução do Governo do Estado que determina que além dos R$ 133 mil, Cachoeira do Sul deveria receber mais R$ 258 mil para manter o serviço. No entanto, o Governo Federal não aceita esta resolução e alega que o município não cumpre metas de atendimento, devendo aumentar o número de exames e procedimentos.

Importante

O encontro no Ministério da Saúde é o único oficialmente agendado ao prefeito Sergio Ghignatti. O embarque em Porto Alegre será às 10h30min desta terça-feira com chegada às 12h55min em Brasília. O retorno está marcado para o dia seguinte às 7h20min. Como ele terá apenas a tarde de terça-feira em Brasília, ele tentará um encontro no Ministério da Educação para novamente tratar de recursos para obra da UFSM.

Quem estará na comitiva

Arroio do Tigre

Prefeito: Marciano Ravanello

Secretária de Saúde: Veridiana Limberger