28 AGO 2017
Prefeitos vão a Brasilia lutar pela oncologia

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, receberá a caravana de prefeitos das 13 cidades que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde para tratar da prestação do serviço de oncologia para a região. O encontro será no dia 5 de setembro (terça-feira), às 18h. A agenda foi marcada pelo deputado federal cachoeirense José Otávio Germano no início da tarde desta segunda feiravão unir suas forças políticas para buscar o aumento do teto da oncologia. O encontro entre eles foi coordenado pelo prefeito de Cachoeira do Sul, Sergio Ghignatti e aconteceu na manhã desta segunda-feira, na Câmara de Vereadores.

Atualmente a Prefeitura recebe do Governo Federal um valor de R$ 133 mil por mês para prestar o serviço mas precisa pagar além disso mais cerca de R$ 232 mil mensais, que precisa ser custeado com recursos do Executivo.

Os prefeitos já conhecem a necessidade do aumento do teto e se comprometeram em mobilizar deputados e senadores de seus partidos para agilizarem uma audiência com o ministro da

Duas propostas foram tiradas do encontro: a primeira é reunir novamente os prefeitos e secretários de saúde de todos os municípios envolvidos e a segunda e levar uma comissão para um encontro com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro com os prefeitos está sendo articulado pelo Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes da Rosa e deve acontecer na próxima segunda-feira. Já a agenda com o ministro está sendo intermediada pelo deputado federal José Otávio Germano.

TETO – Hoje já existe uma resolução do Governo do Estado que determina que além dos R$ 133 mil, Cachoeira do Sul deveria receber mais R$ 258 mil para manter o serviço. No entanto, o Governo Federal não aceita esta resolução e alega que o município não cumpre metas de atendimento, devendo aumentar o número de exames e procedimentos. “Como vamos aumentar o número de atendimentos se com o que temos atualmente já temos deficit nos valores? Eles nos cobram aumento no número de atendimento conforme prevê o Plano de Atendimento, mas não cumpre a parte deles de também aumentar o teto”, explica Roger

Verba do deputado José Otávio

O encontro com entre o prefeito e os vereadores foi motivado pela sugestão do presidente da Câmara de Vereadores, Paulão Trevisan, em destinar R$ 1 milhão dos R$ 3 milhões que o deputado federal José Otávio Germano vai enviar para o Hospital de Caridade e Beneficência para empregar na oncologia.

O administrador do HCB, Luciano Morschel, explicou que o valor ainda não foi empenhado e tem prazo até final de 2018 para chegar. Além disso, ele já tem destino: R$ 1 milhão será para investimento em equipamentos e R$ 2 milhões para custeio. Morschel explica que o HCB já possui prejuízos acumulados e o valor é fundamental para cobrir estes valores. “Atualmente, 73,38% dos nossos atendimento são para pacientes do SUS. No entanto, a receita vinda do SUS é de apenas 49,8. O resto precisamos ir a traz”, explica o administrador.