18 DEZ 2017
Inaugurado o Centro de Saúde Princesa do Jacuí

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul inaugurou na última sexta-feira o Centro de Saúde Princesa do Jacuí, no prédio em que antes estava o plantão do SUS. No local funcionará o serviço de atendimento à gestantes de alto risco, fisioterapia e sala destinada ao atendimento especializado para crianças de zero a 3 anos com deficiência visual.

O Secretário Municipal da Saúde Roger Gomes da Rosa destacou que a palavra confiança é o que representa o ano dentro da secretária. “É a confiança que explica todas as conquistas que tivemos este ano. Agora estamos inaugurando este espaço que é um avanço para a saúde pública em Cachoeira do Sul, mas durante o ano já inauguramos a UPA, implantamos o serviço de próteses dentárias, o Serviço Residencial Terapêutico, conquistamos o aumento do teto da oncologia e reorganizamos os serviços especializados”, comemorou Roger.

O prefeito Sergio Ghignatti destacou a importância da valorização da saúde da mulher. “Implantar este novo serviço voltado a saúde da mulher que tem uma gestação de risco é buscar estratégias para reduzir inclusive índices de mortalidade infantil. É assim que se faz para que a mortalidade infantil desapareça das planilhas”, enfatizou Ghigantti. O prefeito frisou ainda que sente-se honrado em saber que a cidade poderá a partir de agora contar com este centro voltado para a saúde da mulher, das pessoas que precisam de fisioterapia e para as crianças com deficiência visual.

Um complemento para o tratamento

Patrícia Fábrica, mãe da pequena Manuella Fábrica Baumhardt de 2 anos e 6 meses acompanhou a inauguração do Centro de Saúde Princesa do Jacuí ao lado de outros portadores de deficiência visual. Manuella é cega e viaja para Pelotas duas vezes por semana para receber tratamento. São 1200 quilômetros semanalmente. “Parte do tratamento que ela recebe lá ela passará a receber em Cachoeira. Apenas a parte de mobilidade, que é onde ela aprende a ter autonomia para se locomover, ela seguirá lá. Mas acreditamos que em breve este acompanhamento também será oferecido aqui”, comemorou Patrícia.

Os serviços do Centro de Saúde Princesa do Jacuí

– Sala de estimulação precoce: adequada e preparada para promover oportunidades, ações e recursos significativos para a criança, que despertem nela o desejo de atuar no meio, com estimulação extra, tanto visual como global. Nela atuará um fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional

– Atendimento especializado para gestantes de risco: tem a proposta de oferecer um atendimento diferenciado às gestantes que tem risco de saúde para si ou o bebê. Elas serão encaminhadas pelos médicos da atenção básica sempre que diagnosticarem a necessidade. Entre os profissionais estão uma médica ginecologista/obstetra, nutricionista e em em breve também endocrinologista e cardiologista

– Centro de Reabilitação: serviço de fisioterapia da Secretaria Municipal da Saúde que antes era prestado no Hospital da Liga agora está em novo endereço, oferecendo agora duas novas salas e um corredor para cinesioterapia (que são exercícios específicos para reabilitação de pacientes)