30 NOV 2017
Cachoeira ganha o Centro de Saúde Princesa do Jacuí

A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul está colocando em funcionamento o seu Centro de Saúde Princesa do Jacuí. O serviço foi criado para atender dois públicos: gestantes de risco e pacientes em tratamento de fisioterapia. Apesar de ainda não estar oficialmente inaugurado, o centro já está em funcionamento desde o início deste mês, ocupando as instalações onde ficava o Plantão 24 Horas.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, era preciso oferecer dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cachoeira do Sul um atendimento especializado na área de ginecologia e também para as gestantes de alto risco. “São ações que impactam em vários outros pontos. Com a criação do Centro, queremos reduzir a procura pelo atendimento hospitalar, a mortalidade infantil, oferecer atendimento especializado às gestantes hipertensas e diabéticas e ainda o reduzir o risco de vida para gestantes e bebês”, sintetizou Denise, destacando que o atendimento era oferecido na rede pública, mas isoladamente pelos próprios ginecologias e obstetras.

MARÇO – A proposta é de que a partir do mês de março de 2018, o Centro de Saúde Princesa do Jacuí esteja funcionando com o seu serviço completo. Hoje, compõe a equipe a médica ginecologista e obstetra Carla Tatsch Costa, Denise Caspani, que atuará como nutricionista e um grupo de técnicos e enfermeiros. A proposta é que nos próximos meses sejam integrados na equipe um médico cardiologista e um endocrinologista, garantindo assim uma equipe multidisciplinar.

Em busca de melhores resultados

A médica ginecologista e obstetra Carla Tatsch Costa foi a primeira profissional a integrar grupo e não esconde a alegria em participar do novo projeto. Segundo ela, o grande objetivo é otimizar os atendimentos e buscar melhores resultados, principalmente quando é necessário um cuidado mais específico e especializado para as gestantes de alto risco.

Carla destaca ainda que a partir da criação do Centro de Saúde Princesa do Jacuí, além das gestantes de alto risco, as demais mulheres terão um local de referência para buscarem atendimento também em mastologia e para exames específicos. “Toda esta proposta busca qualificar a saúde em Cachoeira”, explica Carla.

Centro de Reabilitação

O Centro de Saúde Princesa do Jacuí terá em seu espaço um local reservado para o Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal da Saúde. O serviço que até o mês passado era prestado em uma pequena sala no prédio do Hospital da Liga, agora ganhou duas novas salas e um corredor para cinesioterapia (que são exercícios específicos para reabilitação de pacientes).

A partir de agora, o atendimento fisioterápico que era oferecido em sua forma mais básica, passa a ser otimizado, com mais espaço e novos equipamentos. De acordo com a fisioterapeuta Aline Torres, com mais espaço para atendimento, será possível atender mais pacientes, diminuindo assim o tempo de espera pelo tratamento.

REABILITAÇÃO – O Centro de Reabilitação oferece atendimentos fisioterápicos para pacientes vítimas de AVC, pós-fratura, Ler/Dort, bursite, artrose, doenças neurológicas, crianças e também pacientes acamados (que são atendidos em seus domicílios)

Os fisioterapeutas

– Aline Torres