04 AGO 2017

O passado de Cachoeira agora está no Paço

Na noite desta quinta-feira (03) aconteceu a reinauguração do Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, que agora está na sede do antigo Paço Municipal, dentro do Sítio Histórico da cidade. A comunidade atendeu ao convite e participou da solenidade com um grande número de pessoas entre convidados e adeptos ao culto da história da cidade, onde puderam conferir diversos objetos que seguem preservados como a sombrinha da saudosa professora Dinah Néri Pereira até a poltrona do Cine Teatro Coliseu, entre outras raridades do passado.

Na solenidade de abertura, o produtor cinematográfico Cristianno Caetano apresentou um vídeo institucional mostrando na abertura a soprano Larissa Pereira ao som do piano de Jussara Ghignatti e em seguida figuras ilustres da nossa história através de atores cachoeirenses convidados a dar vida a cada uma deles. Entre eles estavam Edyr Lima, Eluiza de Bem Vidal, João Neves da Fontoura, Cabo Toco, Nero Moura e Dinah Néri Pereira.

APOIO – O vídeo teve o apoio cultural da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A presidente Juliana Bittencourt destacou que a CDL sentiu-se honrada em fazer parte do momento. “Os museus têm caráter estratégico na preservação da memória, sendo fonte para dar significado ao passado e da construção do presente”, destacou Juliana.

A diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Josiani Knebel Fardin , destacou que o prédio onde está o Museu hoje tem relevância política, administrativa e cultural. “Neste momento estamos atendendo também uma das metas do Plano Municipal de Cultura, que trata do restauro e conservação de prédios históricos”, enfatizou Josiani.

O prefeito Sergio Ghignatti lembrou do ex-prefeito Neiron Viegas, que teve a coragem para fazer um empréstimo de R$ 2 milhões para o restauro do prédio do Paço e também a diretora Josiani, por não medir esforços com sua equipe para transferir ao Museu.

Ghignatti lembrou ainda de Eduardo Florence, Osni Schroeder e Armando Fialho Fagundes, que deram que ele considerou “caminho correto para o uso adequado do prédio do Paço”. “Só não volta atrás quem não pensa e não vê que a comunidade tem razão. Temos que nos orgulhar de nossa cidade e de muito do que há nela como o HCB, que e uma referência regional, as universidades, dos músicos e das figuras históricas de nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Camerata

A primeira-dama Jussara Ghignatti e seu piano, com os músicos da Camerata, abrilhantaram a noite de ontem um repertório diversificado de canções, muito aplaudidas pelos convidados.

Visitação

Terça a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Sábados, domingos e feriados: das 13h30min às 17h30min

Também será disponibilizada uma noite para visitação das pessoas que não podem vir durante o dia. O dia ainda não foi definido.

Agendamentos

Palestras, visitas guiadas e passeios cidade: mediante agendamento pelo telefone: (51) 3724-60-17.

Pesquisas:

Terça a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min