02 AGO 2017
Tudo pronto para inaugurar o Museu no Paço

O Museu Municipal – Patrono Edyr Lima terá uma noite especial nesta quinta-feira, às 19h, quando acontece a solenidade de sua reinauguração no espaço do antigo Paço Municipal. A diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Josiani Fardin Knebel, destaca que o Museu tem o principal objetivo de guardar a memória da cidade e ser ainda um museu escola, contando a história de Cachoeira do Sul a partir de objetos das personalidades e vultos do município de forma didática.

A reinauguração do Museu neste novo endereço é um momento importante para a história de Cachoeira do Sul, principalmente por ser em um local de destaque da cidade, junto a outros monumentos históricos como a Catedral Nossa Senhora da Conceição, Château d´Eau e Praça Balthazar de Bem”, destaca Josiani.

PAÇO – O Paço Municipal, datado de 1864, é tombado como patrimônio histórico da cidade e estava fechado desde 2006 devido a problemas estruturais causados pela falta de manutenção. Na época, ele abrigava a Secretaria Municipal da Fazenda. Seu restauro foi feito graças a um empréstimo de R$ 1,9 milhão, que é pago mensalmente pela Prefeitura.

Quando foi recuperado, a expectativa é que ele abrigasse novamente setores administrativos do Executivo, no entanto, o prefeito Ghignatti tomou a decisão instalar o Museu neste prédio. “Precisamos destacar a sensibilidade do prefeito em ceder o Paço para ser sede do Museu. Foi usado um recurso alto para a recuperação da estrutura e agora a comunidade terá acesso a ele para conhecer a história de nossa cidade”, enfatizou Josiani.

Camerata na inauguração

Um dos pontos altos da inauguração desta quinta-feira será a apresentação da Camareta, formada por artistas cachoeirenses. O espetáculo será no segundo andar do Museu, onde a estrutura já está preparada para receber a comunidade.

Outra atração da noite será o lançamento do vídeo institucional criado pelo cachoeirense Cristiano Caetano, com apoio cultura da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e também lançamento da nova logomarca do Museu Municipal.

Visitação já começa nesta sexta-feira

A comunidade cachoeirense já é convidada a partir desta sexta-feira (04) a conhecer as novas instalações do Museu Municipal. Além de remodelado, o Museu reabrirá com novidades como a réplica dos Château d´Eau e da Casa da Aldeia, doados pelo casal Itamar e Giceli Saraiva. Uma galeria com diversos modelos de máquinas de escrever, a hélice da primeira aeronave que pousou em Cachoeira e o farol de uma locomotiva, são algumas das peças do acervo.

Tínhamos muitas coisas guardadas porque o espaço anterior era pequenos. Agora, muito mais coisa pode ser colocada em exposição”, explicou a diretora do Núcleo. O Museu hoje está ocupando uma área total 793,46 metros quadrados e na sede antiga era de 197,24 metros quadrados.

Visitação

Terça a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Sábados, domingos e feriados: das 13h30min às 17h30min

Também será disponibilizada uma noite para visitação das pessoas que não podem vir durante o dia. O dia ainda não foi definido.

Agendamentos

Palestras, visitas guiadas e passeios cidade: mediante agendamento pelo telefone: (51) 3724-60-17.

Pesquisas:

Terça a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

E-mail: pesquisamuseucachoeira@gmail.com

Telefone: (51) 3724-60-17

Site do museu: www.museucachoeira.com.br

Email: museu@cachoeiradosul.rs.gov.br

Pesquisa: pesquisamuseucachoeira@gmail.com

A equipe do Museu

Diretora do NMC(a qual o Museu está ligado): Joseani Knebel Fardin

Carina Canaparro Behrend

Elisabete Farias da Silva

Iara Martins Valentim

Nara Teresinha de Souza

Rosélia Chaves Schmidt

Silviane Dias da Silveira

Tanise Barrios Amaral

Funcionária:

Rosane Freitas Bica

O que visitar no Museu Municipal:

– Primeira sala (sala de entrada): nela está o acervo do Patrono, Dr. Edyr Lima e da idealizadora do Museu, a museóloga Lya Wilhelm. Esta exposição conta com acervos da educação, cultura, medicina, literatura e personalidades importantes da política e revoluções.

– Segunda sala: apresenta os primórdios de nossa cidade, origem, formação étnica, símbolos, dentre outros aspectos. É uma sala direcionada aos alunos e professores, pois, os assuntos são trabalhados em sala de aula.

– Terceira sala (Gabinete do Intendente): contempla objetos e móveis utilizados pelo intendente. A proposta é reconstruir a sala com os móveis que tinham antigamente. Inclusive, o Prefeito Sérgio Ghignatti, poderá despachar deste gabinete e receber autoridades para reuniões e outros compromissos. Um dos objetos de destaque deste acervo é o Cetro que foi confeccionado por ocasião da visita de D. Pedro II a Cachoeira (1846).

– Quarta sala: conta com um acervo que apresenta a Estação Férrea e os Cinemas: Astral e Coliseu, o Aeroporto Nero Moura e a imprensa cachoeirense. Há ainda uma mesa que era usava pelo Jornal O COMMERCIO, nosso primeiro jornal e as letras que eram utilizadas para confecção do mesmo.

– Galeria – após a quarta sala foram expostos os quadros de artistas cachoeirenses e de máquinas de escrever antigas.

– Quinta sala: esta sala foi implementada onde antigamente era uma das celas da cadeia. Nela será exposta uma trajetória de toda a restauração do Paço Municipal com informações desde o início até o final da obra com fotos, objetos e materiais colecionados durante o restauro.

Sexta sala – na parte superior do prédio, será uma sala onde acontecerão as atividades como palestras, reuniões e outros acontecimentos artísticos e culturais perante agendamento prévio.

– Sétima sala – O acervo será direcionado para a música em Cachoeira do Sul que sempre teve um destaque muito grande no município.

Importante

O Museu Municipal conta com mais duas salas que servirá para o trabalho administrativo e atendimento aos pesquisadores. Há ainda uma fototeca do museu dispõe de um acervo com aproximadamente 3 mil fotos.

A Camerata

* Jussara Ghignatti – piano