14 SET 2017
PA 24 Horas será transformado em uma extensão da Unidade Básica 1

O Pronto Atendimento (PA) 24 Horas de Cachoeira do Sul será transformado em uma extensão da Unidade Básica de Saúde 1 (UBS), que também funciona no mesmo prédio. A estrutura será absolvida pela UBS 1, ampliando o atendimento daquela unidade, priorizando o atendimento pautado na atenção integral, no vínculo com o usuário e na continuidade do cuidado. A medida oportunizará otimização de todos os recursos: financeiros, materiais e humanos, além de qualificar a atenção primária em saúde do município.

A decisão foi tomada com base em uma série de dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira do Sul. Segundo dados do IBGE, o município conta com uma população estimada em 2017 de 85.495 habitantes. Desta forma, fica evidenciado que há um excesso de serviços de atendimento de urgências e emergências, tendo em vista que não há demanda suficiente para atendimento nos três serviços: UPA 24h, PA 24h e SAE 24h (HCB).

O Secretário Municipal de Saúde, Roger Gomes da Rosa, ressalta que a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), contribui decisivamente para a diminuição da sobrecarga de atendimentos de urgência na rede de saúde, oferecendo um atendimento mais adequado, de maior qualidade e resolutividade às necessidades do usuário, se comparado ao PA 24h. Ainda na modalidade urgência e emergência, o SUS tem um contrato com o Serviço de Atendimento em Urgência e Emergência 24h do Hospital de Caridade e Beneficência, também qualificado e resolutivo.

ESTRUTURA – Por sua vez, o PA 24h, além de não possuir estrutura e natureza que ofereça a mesma resolutividade dos demais serviços, ele historicamente foi utilizado para dar vazão a atendimentos que são demanda da atenção básica, a qual deve ser absorvida pelas UBSs e ESFs.

Dados demonstram a necessidade de mudança

Nas poucas situações de urgência e/ou emergência no PA 24h, os casos são encaminhados ao HCB, gerando assim um duplo atendimento. Fica claramente evidenciada a natureza dos atendimentos no PA 24h pelo relatório do período de 20 de julho a 31 de julho de 2017, onde dos 1078 atendimentos, 972 eram atendimentos referentes à Atenção Básica. Esse número representa 90,16% do total de atendimentos. O referido levantamento também mostra que a partir da abertura da UPA 24h, os atendimentos entre meia noite e 7h da manhã tiveram uma drástica queda, apresentando uma média de 5 atendimentos noturnos.

No total dos 31 dias do mês de agosto, da meia noite às 7h, a média de atendimento foi de 2 pacientes/noite, em um total de 69 pacientes /mês, demonstrando uma significativa queda de atendimentos nesse horário, sendo que 66 pacientes eram casos de atendimento básico e apenas 3 pacientes eram casos de atendimentos de urgência e emergência. Neste período, ainda foi contabilizado zero atendimento em 5 noites.

O total de atendimentos durante as 24 horas no mês de agosto revela que foram realizados 3.219 atendimentos entre os dia 01 e 31 do corrente mês, sendo destes 3.151 referentes a atenção básica e 68 correspondentes a urgências e emergências, isso corresponde a um percentual de 2,11% dos atendimentos realizados, evidenciando, mais uma vez que 97,89% dos atendimentos deveriam ter sido realizados na Rede de Atenção Básica e não no PA 24h.

Importante

Estes dados foram contabilizados através das fichas de atendimentos da unidade de saúde pela coordenadora administrativa do PA 24 Horas, Isaíra Pereira da Rosa e repassados à Secretaria Municipal da Saúde.