01 AGO 2017
Começa a comemoração dos 197 anos de Cachoeira do Sul

Inicia nesta terça-feira (1º) a comemoração dos 197 anos de emancipação político-administrativa de Cachoeira do Sul. A data, celebrada em 5 de agosto, terá diversas atividades e o ponto alto será a reinauguração do Museu Municipal – Patrono Edyr Lima, na quinta-feira (3), às 19h, quando o órgão passará a ocupar o prédio do antigo Paço Municipal.

Com sua emancipação, que marca também a instalação do município em 5 de agosto de 1820, a cidade se tornou o quinto município do Rio Grande do Sul, na época Província de São Pedro. Quando se emancipou, Cachoeira passou a ser o maior município gaúcho, abrangendo desde a região central do estado até a fronteira. Entretanto, muito antes do município se separar legalmente de Rio Pardo, Cachoeira do Sul já começava a traçar a sua história. A Vila Nova de São João da Cachoeira foi emancipada em 1820, mas em 1750 os primeiros colonizadores começaram a se instalar às margens do Rio Jacuí.

PECUÁRIA – O povoamento de Cachoeira começa quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madrid. Para que as fronteiras fossem demarcadas como determinava o acordo, soldados foram mandados à região para fazer o trabalho. Para isso foram oferecidos a estes soldados sesmarias de terras (13 mil hectares), que logo começaram a se instalar em suas novas propriedades, dedicando-se também à pecuária.

De acordo com o historiador Aurélio Porto, os primeiros estancieiros de Cachoeira do Sul foram: Antônio Gomes de Campos, Alexandre Luiz de Queiroz e Vasconcelos, Manoel Gomes Porto e Manoel Carvalho Silva.

De Freguesia para Vila

Segundo historiadores, o decreto que elevava Cachoeira do Sul da condição de Freguesia de São João da Cachoeira para Vila de São João da Cachoeira, foi assinado por Dom João VI em 26 de abril de 1819, quase um ano e quatro meses antes da emancipação de fato. No entanto, para que houvesse a criação da vila, era preciso serem escolhidos os vereadores e que fosse erguido o pelourinho, que era uma coluna em praça pública onde eram feitas as cerimônias e a punição aos crimes. Este pelourinho, vindo das tradições portuguesas, representava a autonomia de uma cidade.

Não se tem o local certo onde este pelourinho foi erguido, mas como a atual Praça José Bonifácio tinha o nome de Praça do Pelourinho já no ano de 1830, ou seja, 10 anos depois da emancipação, acredita-se que ele tenha sido erguido ali. Muitos livros falam que negros foram castigados nele. Assim, acredita-se que realmente ele existiu e era a praça civil. Existia na época também uma praça religiosa, que ficava em frente a Igreja Matriz, chamada hoje Praça Baltazar de Bem.

VEREADORES – A solenidade de instalação do município em 5 de agosto de 1820 contou com a presença de Joaquim Bernardino, ouvidor geral, corregedor e provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina. Os primeiros vereadores foram João Soeiro de Almeida, Joaquim Gomes Pereira e Francisco José da Silva Moura.