18/08/2017
Conferência de Vigilância em Saúde em Cachoeira do Sul

A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde aconteceu nesta quinta-feira(17), na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul. O tema da conferência foi o “Fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde.

Entre os presentes estavam o Secretário da Saúde, Roger Gomes da Rosa e Luís Anibal Machado, presidente do Conselho Municipal da Saude. Foram palestrantes do evento a médica veterinária Michele Casarin – Coordenadora do DVS, a Bióloga Rosinele Perez, a Engenheira Florestal Angela Magela de Quadros e a técnica em enfermagem, Gláucia Folgearini, todos integrantes da equipe do departamento de Vigilãncia em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul.

Foram formados grupos de trabalhos, onde na plenária foram aprovadas as seguintes propostas:

APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS

Grupo 1 – Epidemiologia

Coordenador: Glaucia Folgearini

Relatora: Enfermeira Mariana Bortolazzo Machado

• Rever os processos de trabalho quanto às notificações, capacitando todos os profissionais da rede de atenção básica.

• Estabelecer o fluxo em relação às notificações.

• Melhorar o acesso à informação quanto ao calendário vacinal das crianças e dos adolescentes.

• Aumentar o número de profissionais exclusivos para as salas de vacinas, a fim de melhorar as coberturas vacinais e ações de planejamento como a busca ativa.

• Organização e fortalecimento da atenção básica em estrutura física, material e de recursos humanos para melhorar a atenção ao Pré-Natal, a fim de diminuir os índices de prematuridade, óbito fetal e infantil.

Grupo 2 – Saúde do Trabalhador

Coordenadora: Solange Trohjan

Relatora: Andréia Colbeich

• Implantar no município uma UMREST – Unidade Municipal de Referencia em Saúde do Trabalhador.

• Intensificar ações de educação sobre saúde do trabalhador para toda população.

• Implantar a política pública de saúde ao trabalhador dentro das empresas públicas.

• Cobrar a obrigatoriedade do fornecimento de EPIs e/ou EPCs para cada trabalhador, de acordo com todas as atividades por este desenvolvida.

• Tornar obrigatório as notificações em cem por cento dos agravos relacionados ao trabalho (acidentes e doenças), incluindo a saúde mental.

Grupo 3 – Vigilância Ambiental

Coordenador: Luciana Poitini

Relator: Pedro Schlabitz

• Que os agentes usem a ferramenta SIMUS para cadastrar a população animal com a finalidade de monitorar e gerar dados para controle de zoonoses.

• Fortalecer programas educacionais de direcionamento correto do lixo doméstico e inservível (estimular a coleta seletiva), a fim de diminuir esse material em casas abandonadas e terrenos baldios.

• Buscar mecanismos legais para fortalecer a ação dos agentes de endemias e de saúde a fim de qualificar as suas funções.

Grupo 4 – Vigilância Sanitária

Coordenador: Maurício Pessoa Dutra

Relatora: Giovana Xavier

• Prover o VISA Municipal de materiais e equipamentos em quantidades necessárias para o pleno desenvolvimento das ações.

• Intensificar as vistorias em estabelecimentos de saúde públicos e privados.

• Implementação e fortalecimento de ações de educação sanitária para produtores rurais agentes de saúde e população em geral.

• Alterar o Plano de cargos e salários da Prefeitura instituindo um regime de dedicação exclusiva para os técnicos da vigilância sanitária, com vistas a evitar possíveis conflitos de interesses.