Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

19/07/2017
A UPA já é uma realidade

A manhã gelada desta quarta-feira teve o calor da emoção da inauguração Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Luiz Gonzaga Machado. Amanhã (quinta-feira), ela abre às 7h para atendimento à comunidade. A UPA funcionará 24 horas por dia e poderá resolver grande parte das urgências e emergências oferecendo atendimento com estruturas como raio x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

Mais de 200 pessoas acompanharam a solenidade, que aconteceu exatamente quando o Governo do Prefeito Sergio Ghignatti e do vice-prefeito Cleber Cardoso completa 200 dias. Colocar a UPA em funcionamento foi um dos seus compromissos de campanha que se concretiza com o auxílio do HCB, que será o responsável por administrar a unidade. O custo mensal será de R$ 600 mil. A UPA foi solicitada ao Governo Federal pelo prefeito Sergio Ghignatti em sua primeira gestão, em 2009.

Ghignatti não escondia a emoção e a satisfação de ver o projeto da UPA finalmente se concretizando. “Assim como o HCB é sólido e nunca vai fechar as suas portas, agora a UPA também vai seguir o mesmo caminho e nunca mais vai fechar”, frizou o prefeito, lembrando ainda dos benefícios da UPA para os cerca de 30 mil moradores da zona norte do Município.

Uma das falas que emocionou quem acompanhou a solenidade foi a do Secretário Municipal da Saúde, Roger Gomes da Rosa. Ele lembrou das palavras de Ghignatti o ver a UPA fechada, referindo-se a ela como um mini- hospital abandonado. “Nunca escutei isso como um desabafo político, mas sim de um médico”, enfatizou Roger que ainda completou “Cada vida salva aqui será o melhor agradecimento a mim e a minha equipe”. Roger agradeceu ainda aos pais, avó e namorada, seus pilares desde que assumiu o cargo de secretário e a missão de concretizar a abertura da UPA.

O provedor do HCB, José Francisco Cardoso da Silveira lembrou que o hospital já havia sido escolhido na gestão anterior para administrar a UPA, mas por falta de recursos da Prefeitura, não tinha iniciado seu trabalho. No entanto, ele contou que ao assumir a Prefeitura, Ghignatti “convocou” a casa de saúde a aceitar administrar a Unidade. “Assumimos para manter a mesma qualidade do HCB e para não fechar mais as portas”, garantiu.

O Deputado Federal Henrique Fontana lembrou a caminhada até a conquista da UPA. “A abertura da UPA garante um dos direitos mais fundamentais do cidadão que é o de ter uma saúde pública de qualidade”, salientou. Fontana ainda falou emocionado que pela primeira vez estava em uma atividade institucional ao lado filho, o promotor Gabriel Fontana, que agora atua em Cachoeira do Sul.

FAMÍLIA

Os filhos do Dr Luiz Gonzaga Machado, médico que dá nome a UPA/Cachoeira do Sul, Jarbas Machado e Juliana Machado Lima, enfatizaram que toda a família sempre se espelhou na grandeza de Luiz Machado. “Não interessava se era pobre ou rico. Todos que batiam em sua parta eram atendidos”, destacaram. A escolha do nome de Luiz Gonzaga Machado para a UPA foi feita pelo prefeito Ghignatti ainda em sua primeira gestão como forma de homenagear o médico cachoeirense que faleceu em 31 de março de 2009 aos 84 anos.

O CORTE DA FITA INAUGURAL

Após o descerramento da placa no acesso à UPA e o corte da fita inaugural, o prefeito Sérgio Ghignatti convidou as autoridades e a comunidade para conhecer as modernas instalações internas do UPA de Cachoeira do Sul.

A estrutura da UPA

Área construída de 994 metros quadrados

Ambientes climatizados e com acessibilidade para cadeirantes

-Equipamentos para exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X

Seis leitos para pacientes em estado de urgência

Consultórios médicos

Farmácia

Recepção com televisor de 40 polegadas e 30 cadeiras

Miniunidade de tratamento intensivo (UTI), onde o paciente em estado grave será estabilizado

Setor de emergência com três leitos e equipamentos como respiradores artificiais, máscaras de oxigênio e controladores de pressão arterial e de batimentos cardíacos

Ala infantil com berços e brinquedos para crianças que precisarem ficar em observação na UPA

Secretário de Saúde, Roger Gomes da Rosa

Provedor do HCB, José Francisco Cardoso da Silveira

Deputado Federal Henrique Fontana

Juliana Machado Lima e Jarbas Lima

Prefeito Sergio Ghignatti

Corte da fita inaugural

 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 19 de JULHO de 2017
A UPA já é uma realidade

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia