Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

18/07/2017
Prefeitura inaugura a UPA/Cachoeira do Sul

A Prefeitura de Cachoeira do Sul inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Luiz Gonzaga Machado nesta quarta-feira (19), às 10h30min. Na quinta-feira, às 7h, a UPA abre suas portas para começar os atendimentos de complexidade intermediária entre as unidades básicas e as urgências hospitalares.

A UPA funcionará 24 horas por dia e poderá resolver grande parte das urgências e emergências oferecendo atendimento com estruturas como raio x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

A Unidade foi solicitada ao Governo Federal pelo prefeito Sergio Ghignatti em sua primeira gestão, em 2009 e teve o Governo do Estado como parceiro, inclusive com a doação do terreno, que pertencia ao Daer, que foi cedido pela então governadora Yeda Crusius. Em janeiro de 2016, a Lei Municipal 4436 autorizou o Poder Executivo a celebrar convênio com o HCB para administrar os serviços da UPA.

Colocar em funcionamento da UPA/Cachoeira era um compromisso assumido por Sergio Ghignatti ainda durante a campanha. Na manhã desta terça-feira, ao acompanhar a colocação da placa em frente o prédio, ele afirmou que este é um dos momentos mais marcantes de sua vida.

HOMENAGEM – A UPA/Cachoeira terá o nome de Dr. Luiz Gonzaga Machado. A escolha foi feita pelo prefeito Ghignatti ainda em sua primeira gestão como forma de homenagear o médico cachoeirense que faleceu em 31 de março de 2009 aos 84 anos. Além de sua dedicação ao exercício da medicina, seus ideiais cooperativistas e forte atuação política, tendo sido vereador e também vice-prefeito ao prefeito Arnoldo Paulo Füstenau.

A estrutura da UPA

Área construída de 994 metros quadrados

Ambientes climatizados e com acessibilidade para cadeirantes

-Equipamentos para exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X

Seis leitos para pacientes em estado de urgência

Consultórios médicos

Farmácia

Recepção com televisor de 40 polegadas e 30 cadeiras

Miniunidade de tratamento intensivo (UTI), onde o paciente em estado grave será estabilizado

Setor de emergência com três leitos e equipamentos como respiradores artificiais, máscaras de oxigênio e controladores de pressão arterial e de batimentos cardíacos

Ala infantil com berços e brinquedos para crianças que precisarem ficar em observação na UPA

BOAS VINDAS A EQUIPE DA UPA

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
ENDEREÇO
Rua XV de novembro, 364 - Centro
CEP: 96508-750
TELEFONE
(51) 3724-6121
ATENDIMENTO
08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet